PUBLICIDADE
As séries ou sequências numéricas são trabalhadas em praticamente todas as etapas da vida escolar. Para estimular a curiosidade pelo assunto e exibir uma situação cotidiana onde esses tipos de sequências são aplicados (já respondendo à famosa pergunta: “Onde vou utilizar isso na minha vida?”), podemos trabalhar o código de barras em sala de aula.
O código de barras é uma sequência numérica ou alfanumérica que viabiliza a captação de dados através de um scanner ou leitor de código de barras. O interessante do código de barras é que cada número da sequência possui uma lógica ou significado que é lido pelo scanner. Existem três simbologias de código de barras para representar as estruturas de numeração padronizada: EAN/UPC; ITF -14 e GS1-128.
Como funciona essa estrutura numérica?
EAN/UPC é o sistema internacional que facilita a identificação sem erros de um item a ser vendido, movimentado e armazenado. O EAN-13 é o mais utilizado mundialmente e é composto por 13 dígitos. Os três primeiros números representam o país de origem do produto (o Brasil é 789), os quatro seguintes representam a identificação da empresa filiada à EAN, os próximos cinco representam a identificação do produto dentro da empresa, e o 13º é o verificador que auxilia na segurança da leitura. Quando o espaço físico da embalagem do produto é muito pequeno, como caixa de remédios, o sistema utilizado é outro, com menor número de dígitos.
Uma atividade interessante para sala de aula é pedir aos alunos que tragam de casa diversos códigos de barras para serem analisados, verificando o país de origem do produto e os demais dados. Há vários artigos na internet falando sobre o assunto, com o significado de cada número na sequência, esclarecendo as dúvidas que surgirem. Essa é uma ideia para mostrar uma aplicação real de um assunto que parece simples e sem utilidade.
Por Marcelo Rigonatto
Especialista em Estatística e Modelagem Matemática
Equipe Brasil Escola