É possível que a água, estando em temperaturas elevadas, atinja o ponto de congelamento antes da água que já esteja resfriada? Parece estranho, mas é exatamente isso que ocorre quando resfriamos dois recipientes com temperaturas distintas.
Para provar, você vai precisar de: dois recipientes (copo, prato, forma, etc), um com água fria e outro com água quente, como também, de um freezer.
Procedimentos: Coloque os recipientes no freezer e aguarde por cerca de três horas. Retire os recipientes e confira em qual deles a água está mais solidificada.
Uma água aquecida pode perder calor para o ambiente interno do freezer de duas maneiras: uma delas é pelo contato com as paredes frias deste local, e a outra é pela evaporação. As moléculas mais energizadas da água quente, tendem a escapar evaporando-se, e as moléculas com menor energia da água fria, permanecem no recipiente. Quando aquecemos um líquido, tornamos suas moléculas altamente energéticas, é por isso que o fenômeno descrito torna-se possível.
O recipiente também influi no processo, ele perde massa na medida em que a água evapora. Quanto mais rápido ele perder massa, mais rápido será o congelamento do líquido em seu interior.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola