Há boatos de que os alimentos light não contêm gordura. Essa afirmação envolve um assunto sério e requer resposta imediata. Leve ao conhecimento de seus alunos tal suposição e proponha uma aula experimental para analisar a quantidade de gordura presente em alimentos light.
Nosso conteúdo vai abordar um teste para margarinas, mas você poderá escolher outro alimento, como leite, por exemplo, e realizar o procedimento específico para cada caso.
Análise de lipídios (gordura)
Material
• 2 tubos de ensaio (ou recipientes de vidro transparentes);
• Margarina light e comum;
• Béquer de 250 ml (ou jarra de vidro);
• Bico de bunsen (ou chama do fogão).
Procedimento
1. Numere os tubos de ensaio: 1 e 2;
2. Coloque dentro do tubo 1, uma pequena porção de margarina comum (1 colher de chá);
3. No tubo 2 coloque a mesma porção de margarina light;
4. Complete os tubos adicionando-se água até ¾ da capacidade e os deposite (com a abertura para cima) no béquer;
5. Encha o béquer com água até a metade e leve ao fogo, desta forma os tubos estarão em banho-maria (não deixe entrar água dentro dos tubos);
6. Quando verificar a formação de duas fases em ambos os tubos, desligue o aquecimento e deixe os tubos esfriarem.
Aplicação
A margarina quando aquecida se mistura com a água formando uma solução homogênea, mas quando esta mistura se esfria, fica visível a separação entre as fases aquosa e lipídica (gordura).
O que o aluno precisa perceber é que no tubo 1, a camada lipídica é maior, por quê? A taxa de gordura presente na margarina light (tubo 2) é cerca de 50 % menor do que na tradicional.
Margarina light é mais saudável?
Agora é hora da saúde! Complemente a aula esclarecendo sobre a importância da alimentação saudável e os perigos acerca da ingestão de alimentos gordurosos: riscos de infarto, obesidade, entre outros. Por que a margarina light é menos prejudicial? Em razão da menor taxa de gordura presente na mesma.
Esta aula permite ao aluno revisar o conteúdo Misturas homogêneas e heterogêneas, e o principal: verificar a diferença na quantidade de gordura dos alimentos light.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)