Quando um objeto é colocado entre dois espelhos planos, podem ser formadas inúmeras imagens, a depender apenas do ângulo entre os espelhos. Uma sugestão para o professor de Física ensinar esse conteúdo de forma bem simples e interessante é realizar uma aula prática sobre associação de espelhos planos para demonstrar experimentalmente esse fenômeno.
Esta atividade experimental com espelhos planos consiste em colocar um objeto entre dois espelhos e variar o ângulo entre eles, anotando o número de imagens formadas para cada ângulo. Em seguida, o professor deve orientar os alunos a comparar a quantidade de imagens contadas com o que pode ser calculado por meio de uma equação.
Para realizar essa atividade, são necessários os seguintes materiais:
Para fazer a observação das imagens formadas, deve-se:
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Marcar alguns ângulos na folha de papel milimetrado utilizando o transferidor e traçar retas sobre os ângulos marcados para posicionar os espelhos sobre elas;
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posicionar os espelhos sobre as retas;
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colocar um objeto entre os espelhos;
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anotar o número de imagens formadas nos espelhos para os diferentes ângulos.
Feitas as devidas anotações, é hora de comparar os dados obtidos com a equação:
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N = 360 - 1
α
*N é o número de imagens e α é o ângulo entre os espelhos.
O que se espera é que o número de imagens contadas pelos estudantes e o número de imagens calculadas sejam iguais. Por exemplo: se os alunos colocarem os espelhos com um ângulo de 30º entre si, eles contarão as imagens vistas nos espelhos, que devem ser onze. Em seguida, utilizarão a fórmula para obter o mesmo número matematicamente, da seguinte forma:
N = 360 – 1 = 11 imagens
30
Para instigar ainda mais a curiosidade dos alunos durante a aula, você pode incluir algumas perguntas, como:
Esse é um assunto importante a ser discutido, pois remete à proporcionalidade entre o ângulo e o número de imagens formadas pelos espelhos.
Após esse experimento de Óptica Geométrica, o aluno terá muito mais facilidade para compreender esse conteúdo.
Boa aula!
Por Mariane Mendes
Graduada em Física