No estudo da óptica geométrica, vimos que todos os corpos que podemos enxergar, ou seja, os corpos ou objetos que podem receber luz, são considerados fontes de luz. De acordo com o princípio da óptica geométrica, a luz em um meio homogêneo, transparente e isotrópico se propaga em linha reta; um raio de luz não é capaz de alterar propriedades de outro raio de luz; e entre dois pontos, em idênticas condições, a trajetória seguida pela luz não depende do sentido de propagação.
Esses enunciados descritos acima fazem parte dos principais conceitos que estabelecem a óptica geométrica, mais precisamente para o estudo da luz. Com base nesses conceitos, temos a possibilidade de construir diversos experimentos de óptica, se tivermos em mãos uma fonte de luz que nos forneça um pincel de luz.
Uma atividade bastante simples e considerada de baixo custo pode ser realizada utilizando apenas um laser comum e um pedaço de aproximadamente 2 cm de tubo de vidro de cerca de 6 mm de diâmetro. O laser pode ser encontrado nas lojas de equipamentos eletrônicos ou lojas de importados, já o pedaço de tubo é mais facilmente encontrado em um laboratório de química.
Para realizar a atividade experimental, primeiramente, como mostra a ilustração abaixo, direcione o laser no tubo de vidro (oco ou maciço) de modo que ele o atravesse.

Em um segundo momento, e também para melhor observação da atividade experimental, arrume um suporte em formato de U (pode ser de trilho de cortina ou de equipamentos de box de banheiro). Como mostra a figura abaixo, em uma das extremidades do trilho (de aproximadamente 30 cm de comprimento) faça um corte de modo que o bastão de vidro fique encaixado. Na outra extremidade, coloque o laser.
Perceba, pela figura abaixo, que a posição do tubo em relação ao laser deve ser aquela em que você obteve o melhor feixe retilíneo. Construindo bem o equipamento experimental, pode-se obter uma boa fonte de luz retilínea que pode ser utilizada mesmo em um ambiente iluminado, como por exemplo, à luz do dia.

A fim de ver de forma clara a fonte de luz, e também para usá-la, coloque um anteparo (cartolina branca) após o feixe de luz. Dessa forma, pode-se utilizar a fonte de luz retilínea para realizar algumas medidas de ângulos de incidência, bem como ângulos de reflexão.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física