Esta atividade experimental tem por finalidade auxiliar o professor na conceituação da blindagem eletrostática. A atividade é considerada de baixo custo pelo fato de ser realizada com materiais de fácil aquisição.
Nesta atividade iremos investigar qual é o comportamento do sinal de um celular quando isolado através de diferentes materiais como, por exemplo, folha de papel e folha de papel alumínio.
Para a realização da atividade serão necessários:
- dois aparelhos celulares sem defeito
- folha de papel
- folha de papel alumínio
Iniciando a atividade:
Primeiramente você deve enrolar um dos celulares com a folha de papel. Usando o celular que está sem embrulho, ligue para o celular que está embrulhado na folha de papel alumínio. Após verificar que o celular embrulhado está chamando, desligue e embrulhe-o com o papel alumínio.
Após ficar bem embrulhado com o papel alumínio, faça novamente o procedimento com o segundo celular - uma ligação para o celular embrulhado no papel alumínio. Perceba, pelo celular desembrulhado, que a mensagem encaminhada pela operadora é de que o celular chamado está fora de serviço, isto é, fora de área de cobertura.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Explicação
Sabemos que a comunicação entre os celulares se dá por ondas eletromagnéticas, portanto, ao ligarmos um celular, ele funcionará como transmissor e receptor de ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas se propagam através de um campo elétrico variável, portanto, em sua propagação é gerado um campo magnético também variável.
Mas o que acontece para que o celular tenha sinal quando embrulhado na folha de papel e perca o sinal quando embrulhado com a folha de papel alumínio?
Quando embrulhado na folha de papel, o celular continua recebendo as ondas eletromagnéticas como se não estivesse embrulhado, pois o papel não é condutor de eletricidade.
O celular perde o sinal quando está enrolado no papel alumínio porque no interior do papel alumínio o equilíbrio eletrostático é nulo e também porque o papel serve como uma blindagem eletrostática, protegendo o celular de qualquer ação de forças externas. Sendo assim, toda onda eletromagnética que chega até o celular fica distribuída na superfície do papel alumínio.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física