Whatsapp

A utilização de experimentos como metodologia de ensino

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Como já se sabe, uma grande parte dos alunos de ensino médio possui dificuldades na aprendizagem e abstração dos conceitos físicos. Sabe-se ainda que isso se deve tanto aos professores quanto aos alunos. Aos professores porque utilizam metodologias de ensino ultrapassadas e métodos de ensino desajustados das teorias, e aos alunos porque eles possuem baixa capacidade de entender os fenômenos assim como o despreparo da ciência matemática.

As dificuldades de aprendizagem de física não são problemas recentes e durante vários anos esses vêm sendo diagnosticados, levando estudiosos e pesquisadores da área de ensino a reconhecer e tentar desvendar os problemas que estão envolvidos nessa difícil problemática do ensino. Existem várias propostas para tentar acabar com a dificuldade de aprendizagem do conteúdo de física, o surgimento da computação, por exemplo, fez surgir programas capazes de auxiliar na compreensão e resolução de problemas. A utilização de softwares é muito boa para a aprendizagem, contudo nada melhor que verificar na prática como funciona a teoria. A utilização de experimentos em sala de aula é uma boa metodologia, pois possibilita aos alunos momentos únicos de contato prático com a matéria que está sendo lecionada. Por exemplo, quando falar de cargas elétricas e as formas de eletrização, o professor pode demonstrar os meios de eletrização através do atrito do pente com o cabelo, ou até mesmo do canudinho de suco com o cabelo. Em um laboratório pode dar uma aula diferente sobre os tipos de colisões, sobre indução magnética e muitos outros assuntos.

O que é interessante saber é que a utilização da experiência como forma de aprendizagem é uma metodologia de ensino muito boa, porque instiga os alunos a buscarem e relacionarem o conteúdo aprendido com o experimento que está sendo exposto pelo professor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Veja aqui uma atividade experimental simples e de baixo custo que permite verificar o princípio da propagação retilínea da luz, bem como explicar o fenômeno da miragem.
Confira algumas sugestões de mudanças no processo de ensino de física.
Confira aqui uma atividade experimental sobre acoplamento de polias para mostrar como esses dispositivos facilitam a execução do trabalho mecânico.
Veja aqui uma atividade experimental que nos permite testar a blindagem eletrostática usando dois celulares.
Veja aqui como a cama de faquir pode ser usada como atividade experimental de baixo custo para enunciar os conceitos de pressão.
Veja aqui uma proposta de aula experimental de baixo custo que visa estudar e identificar os componentes eletrônicos de um circuito eletrônico.
Veja aqui como construir um acelerômetro em sala de aula, atividade experimental que tem por finalidade auxiliar o professor na explicação do conteúdo sobre aceleração escalar.
Veja aqui uma atividade experimental que consiste em medir a altura de um prédio sem fazer o uso de materiais especiais.
Veja aqui uma atividade experimental que consiste em medir o valor da constante elástica de uma mola.
Veja aqui como trabalhar o conteúdo de acústica através dos sons produzidos por uma garrafa pet.
Veja aqui uma simples atividade que pode demonstrar a veracidade da Primeira Lei de Newton, através de uma situação de equilíbrio.
Veja aqui uma atividade experimental de baixo custo que permite medir a trajetória de projéteis e o alcance do jato de água lançado por uma mangueira de jardim.
Veja aqui uma atividade experimental que possibilita a verificação da Primeira Lei de Newton.
Veja aqui como realizar uma atividade experimental de baixo custo que mostra a influência que o atrito exerce sobre o movimento de um objeto.
A atividade experimental aqui proposta, que verifica a refração da luz, é considerada de baixo custo e tem por finalidade observar a refração da luz ao passar de um meio para outro.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola