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A utilização de experimentos como metodologia de ensino

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Como já se sabe, uma grande parte dos alunos de ensino médio possui dificuldades na aprendizagem e abstração dos conceitos físicos. Sabe-se ainda que isso se deve tanto aos professores quanto aos alunos. Aos professores porque utilizam metodologias de ensino ultrapassadas e métodos de ensino desajustados das teorias, e aos alunos porque eles possuem baixa capacidade de entender os fenômenos assim como o despreparo da ciência matemática.

As dificuldades de aprendizagem de física não são problemas recentes e durante vários anos esses vêm sendo diagnosticados, levando estudiosos e pesquisadores da área de ensino a reconhecer e tentar desvendar os problemas que estão envolvidos nessa difícil problemática do ensino. Existem várias propostas para tentar acabar com a dificuldade de aprendizagem do conteúdo de física, o surgimento da computação, por exemplo, fez surgir programas capazes de auxiliar na compreensão e resolução de problemas. A utilização de softwares é muito boa para a aprendizagem, contudo nada melhor que verificar na prática como funciona a teoria. A utilização de experimentos em sala de aula é uma boa metodologia, pois possibilita aos alunos momentos únicos de contato prático com a matéria que está sendo lecionada. Por exemplo, quando falar de cargas elétricas e as formas de eletrização, o professor pode demonstrar os meios de eletrização através do atrito do pente com o cabelo, ou até mesmo do canudinho de suco com o cabelo. Em um laboratório pode dar uma aula diferente sobre os tipos de colisões, sobre indução magnética e muitos outros assuntos.

O que é interessante saber é que a utilização da experiência como forma de aprendizagem é uma metodologia de ensino muito boa, porque instiga os alunos a buscarem e relacionarem o conteúdo aprendido com o experimento que está sendo exposto pelo professor.

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Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola