Whatsapp

Carl Sagan e suas ideias sobre o efeito estufa

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Carl Sagan: grande defensor, divulgador e incentivador da ciência.

Carl Sagan é considerado um dos maiores cientistas de divulgação científica dos últimos tempos, desmistificando e aproximando do público leigo informações sobre temas ligados à astronomia, de forma bastante integrada a muitos outros temas de nosso interesse.

Uma de suas mais conhecidas produções, a série Cosmos, foi produzida em parceria com sua esposa, Ann Druyan. Distribuída em treze capítulos, aborda diversos temas, que podem ser trabalhados em aula, como mostra o texto “Carl Sagan na Biologia”.

No quarto episódio da obra, chamado “Heaven and hell” (em Português, céu e inferno), este cientista revelou dados sobre o tema de sua tese de doutorado: o efeito estufa no planeta Vênus. Informações bastante válidas para entender seus efeitos na atmosfera, o que ocorre e o que pode acontecer ao nosso planeta quanto a isso.

Considerando a importância de Sagan para a ciência, e também o fato do mesmo apresentar, em um material instigante, um assunto extremamente sério e discutido na atualidade; trabalhar esta mídia em uma aula de Biologia é uma ideia bastante apropriada.

Primeiramente, para a aula, o professor deverá projetar o filme aos alunos. Após este momento, deverá ser lido o trecho de uma entrevista com Sagan cedida à Revista Veja, em 27 de março de 1996:

“Nós somos um perigo em potencial para nós mesmos. Acredito que a emissão de combustíveis fósseis e de outros gases que promovem o efeito estufa já esteja produzindo efeitos climáticos complexos no planeta Terra. Vênus, com seus 470 graus Celsius de calor provocados por uma atmosfera de vapor d’água e dióxido de carbono, é uma clara indicação do que o efeito estufa pode produzir num planeta.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na terceira e última etapa, o educador deverá promover uma discussão com os alunos sobre a conceituação de efeito estufa, seus benefícios, os malefícios, de que forma as atividades humanas propiciam a intensificação deste evento e as divergências existentes, inclusive no meio científico, sobre este tema.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Se o aquecimento da Terra pelos gases estufa permite que o nosso clima seja mais ameno, então por que nos preocupamos tanto com o efeito estufa? Saiba mais aqui!
Clique aqui e veja algumas dicas do que nós podemos fazer para reduzir o efeito estufa.
Professor, clique aqui e veja como abordar os temas da Conferência Rio+20 em sala de aula.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola