Topo
pesquisar

Cinema: viagem no tempo

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Películas de filmes podem ensinar muito.


Esta idéia é para deixar todo mundo ligado nas telinhas de cinema, e quem não gosta de curtir um bom filme? Quem só vê o lado superficial não é capaz de imaginar como surgiu esta atividade recreativa, o cinema surgiu em prol do bem estar do homem e para isso precisou passar por muitos aperfeiçoamentos até chegar ao que é hoje. Não pense que foi da noite para o dia que surgiram aquelas enormes telas com som e imagem perfeitos.

Tudo começou por volta de 1920, graças ao composto químico Nitrato de celulose é que surgiram as películas onde eram impressas as primeiras imagens já vistas em filmes.

Nitrato de celulose é um material sintético, e como o próprio nome já diz, é produzido a partir da polpa da madeira, mais conhecida como celulose. Quando esta polpa é misturada com ácido nítrico concentrado, origina um material elástico, e foi justamente por esta propriedade que o Nitrato de celulose foi usado no cinema. Era possível esticá-lo em longas tiras que correspondem àqueles enormes rolos dos filmes antigos de cinema: as películas.

Foi preciso um trabalho criterioso na montagem dos filmes, a junção das películas correspondentes às seqüências de imagens era feita com lente de aumento, tesoura e cola, e ainda uma boa memória para colocar as cenas em ordem correta de acontecimento. Hoje com o avanço tecnológico tais práticas foram substituídas por outras mais modernas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Então veja agora algumas dicas de como aplicar este conteúdo de forma interessante e diferenciada.

1. Proponha uma aula especial com a turma, peça aos alunos que tragam filmes fotográficos (aqueles de rolinhos). Este pode ser um pedido difícil, já que as câmaras digitais tomaram conta do mercado e substituíram as antigas. Mas esses filmes ainda existem, e com eles você pode demonstrar o que é uma película.

2. Se possível providencie uma ida ao cinema, com certeza os alunos vão adorar a idéia. Lá eles poderão sentir a emoção que este lugar proporciona aos espectadores, e o significado que tem para a história.

3. Se em sua cidade existir o museu do cinema a aula pode ficar ainda melhor, lá as formas antigas de filmes podem ser visualizadas e o aluno embarca numa viagem no tempo e vivencia os primórdios da prática antiga de retratar a vida.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Nitrato de celulose

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola