O que vamos propor aqui é uma situação comum no cotidiano, que ocorre mais acidentalmente do que propositalmente. O superaquecimento de líquidos é um assunto que pode ser abordado durante a administração do conteúdo ponto de fusão e ebulição de substâncias.
Aviso: Professor, antes de aplicar a presente prática, certifique-se dos riscos e materiais de segurança a serem utilizados durante o procedimento.
Material
• 1 xícara com café
• 1 colher p/café
• micro-ondas
• luvas de proteção
Procedimento
- Aqueça a xícara de café (foto 1) por cerca de um minuto à temperatura alta, em um forno micro-ondas.
- Retire a xícara do forno, coloque imediatamente a colher e mexa, o que acontece?
ATENÇÃO! É indispensável o uso das luvas durante esse processo, o risco de queimaduras é alto.
A foto acima (foto 2) ilustra o momento em que o café ferve e se derrama todo. Parece mágica, mas não é! A simples adição de uma colher fez todo este estrago. A explicação está no aquecimento irregular de superfícies.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As micro-ondas não penetram profundamente durante o aquecimento, que é feito de forma irregular, em alguns pontos é mais potente que em outros. Assim sendo, algumas partes da xícara se apresentam acima do ponto de ebulição e outras, ainda frias. O que acontece quando se coloca a colher é um precipitado de bolhas decorrentes do aquecimento repentino da parte fria da xícara.
O grande erro está mais no ato de mexer o café, essa ação faz com que o café frio entre em contato com o quente, daí o porquê do aquecimento brusco.
Agora que já se sabe o motivo desse eventual acidente, o professor deve alertar seus alunos com algumas dicas e precauções:
- tome mais cuidado ao aquecer um líquido;
- não insira a colher assim que o retirar do forno;
- espere alguns instantes para esta operação e, só então, deguste seu delicioso cafezinho!
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola