Whatsapp

Comportamento dos gases

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Quais fatores influem sobre o tamanho de um balão?

A energia calorífica da matéria é uma manifestação do movimento das partículas que a constituem. Essa energia pode influenciar sobre a dimensão que um gás irá tomar quando armazenado em um recipiente, portanto ela é um fator que influi no tamanho do balão acima.

Retomando as características gerais dos gases:

As partículas constituintes de um gás se encontram naturalmente muito afastadas umas das outras, até então não existe interação entre elas. Por exemplo, o ar atmosférico (ar que respiramos) é uma mistura de gases em condições normais de temperatura e pressão.

Mas o que acontece quando armazenamos um gás em recipiente fechado?
As partículas gasosas se movimentam de forma contínua e desordenada em todas as direções e desta forma se chocam contra as paredes internas do recipiente que as contém. Este movimento confere certa força (pressão) por unidade de área, dizemos então que esta é uma variável de estado dos gases. Mas não é só a pressão que altera o comportamento de um gás, a temperatura e o volume também influem.

Para demonstrar o comportamento dos gases baseando-se no modelo cinético, realize o seguinte experimento em sala de aula.

1. Encha um balão de festa até sua capacidade máxima.
2. Atente a turma para o diâmetro do balão.
3. Coloque o balão em um refrigerador e aguarde por cerca de duas horas.
4. Retire o balão e compare seu tamanho de agora com o de antes.

Por que o balão diminui? A temperatura no interior da geladeira é menor que a do lado externo, desta forma o gás contido no balão é resfriado até que passe a ocupar um volume menor. Neste instante a energia calorífica da matéria passa a ser nula.

Conclusão: Através deste experimento é possível perceber que a temperatura (variável de estado) interferiu sobre o volume do gás.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Transformação gasosa isocórica

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Veja aqui uma atividade experimental sobre volume molar dos gases que relaciona equações químicas, estequiometria e a equação de estado dos gases.
Professor, realize a construção de um psicrômetro em sala de aula com seus alunos para determinar a umidade relativa do ar.
Veja como é possível determinar a massa molar do gás butano contido em um isqueiro comum.
Aula experimental fácil, com materiais simples, sobre determinação da porcentagem em volume do gás oxigênio presente no ar.
Neste texto você verá um experimento bem simples, sobre compressibilidade dos gases, que pode ser usado pelo professor também para o conteúdo de estados físicos da matéria.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola