Topo
pesquisar

Transformação gasosa isocórica

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


O gás dentro da embalagem possui volume constante.

Os produtos embalados armazenam em seu interior uma porção de gás, este conserva seu volume fixo se mantido a uma temperatura ambiente. Segundo este princípio, o gás confinado obedece à lei de transformação gasosa isocórica. Este conteúdo visto em Estudo dos gases é de fundamental importância para o entendimento das propriedades gasosas.

Tendo em vista esta necessidade, propomos aqui uma atividade simples e de alto valor educacional para a inserção desta disciplina no Ensino Médio.

A transformação Isocórica, também conhecida como Isovolumétrica, estabelece que para uma dada massa de gás a volume constante, a pressão exercida pelo gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta.

O aumento da temperatura absoluta resulta no aumento da pressão exercida pelo gás, de maneira que o quociente seja constante.



Vamos ao experimento? Você vai precisar de um pacote de salgadinhos industrializados e de uma lata de spray.

Atente a turma para o fato dos pacotes de salgadinhos ficarem inchados se expostos a lugares quentes, coloque-os expostos ao sol para demonstrar este fenômeno.


Salgadinhos vendidos na praia têm a embalagem inflada.


Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a temperatura está muito alta, os pacotes ficam estufados, parece até que vão explodir, por que isso ocorre? Um aumento de temperatura provoca expansão do gás dentro do saco.

E no caso da lata de spray, por que ela corre o risco de explodir se mantida em ambientes quentes?


Demonstre a pressão contida nas latas de aerossóis: aperte o pistão.

Explique para seus alunos que o líquido é expelido na forma de jato, devido à pressão exercida sobre ele.

Advertência: não coloque este produto no fogo, o rótulo na embalagem adverte para o risco de explosão. Um aumento grande de temperatura altera a pressão interna, esta se eleva ao ponto de causar uma ruptura do recipiente.

Diante das demonstrações podemos concluir que em transformações isocóricas, a pressão exercida pelo gás é diretamente proporcional à temperatura.

De quebra ainda pode ensinar um macete para a fórmula
  
Para memorizá-la, lembre-se da brincadeira de PeTeKa.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Veja mais! 
Estouro da pipoca e pressão de vapor

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

 

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola