Topo
pesquisar

Materiais virtuais de apoio ao professor de biologia

Estratégias de ensino-aprendizagem

Atlas e microscópios são apenas alguns dos materiais virtuais de apoio ao professor de Biologia.
PUBLICIDADE

Algumas vezes as escolas em que ministramos aulas não possuem laboratórios de Ciências. Isso dificulta o ensino de temas da Biologia, principalmente no que diz respeito à Biologia celular. Entretanto, nos dias atuais, esse problema é facilmente resolvido através do uso de materiais virtuais de apoio ao professor de biologia.

Na internet encontramos uma variedade de vídeos, animações, jogos e outros recursos educacionais que permitem que a aula se torne muito mais proveitosa do que apenas aulas expositivas. Um exemplo é o site Cells alive! que apresenta imagens, vídeos e animações, sendo alguns desses recursos pagos e outros gratuitos.

Para o ensino dos tecidos, também é possível encontrar atlas virtuais criados por diversas universidades brasileiras. Um desses atlas é o MOL (Microscopia Online - Seu guia interativo de Histologia) desenvolvido por professores da Universidade de São Paulo. Esse guia de histologia, além de trazer as imagens dos tecidos, destaca pontos importantes quando o cursor passa sobre a imagem, além de possuir textos explicativos.

Outra ferramenta importante são os microscópios virtuais. Existe uma grande variedade disponível na internet, todos com uma grande diversidade de lâminas. Eles diferenciam-se pela interatividade, uns possuem apenas as lâminas, enquanto outros permitem até mesmo a focalização.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um exemplo de microscópio virtual é o desenvolvido pela Blue Five Tecnologias Educacionais. Esse simulador permite que o aluno ou professor observe lâminas de material real, fazendo uma varredura completa sobre ela e ainda ajustando o foco. Além disso, o programa permite a visualização das partes de um microscópio através de um modelo 3D.

Através desses microscópios, você consegue criar um ambiente de laboratório utilizando apenas um computador. Além disso, diminui-se o tempo necessário para que todos analisem uma determinada estrutura, uma vez que muitos não sabem utilizar adequadamente um microscópio real.

Além dos sites citados, vale destacar que diversos outros estão disponíveis e podem funcionar como apoio para as aulas de Biologia e de outras disciplinas. A internet pode ser uma ferramenta bastante funcional na sala de aula, basta o professor aproveitar os recursos por ela oferecidos.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Na internet, é possível encontrar uma variedade de materiais que podem ajudar nas aulas de biologia
Na internet, é possível encontrar uma variedade de materiais que podem ajudar nas aulas de biologia
O Pokémon GO é um dos jogos de maior sucesso da atualidade *
Estratégias de ensino-aprendizagem Como utilizar o jogo Pokémon GO nas aulas de Biologia
Observe as principais partes de um microscópio óptico
Estratégias de ensino-aprendizagem Usando um microscópio
O Instagram Biológico pode ser uma metodologia divertida para ajudar os alunos a fixarem o conteúdo *
Estratégias de ensino-aprendizagem Utilizando o Instagram em sala de aula
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola