Usando um microscópio

Estratégias de ensino-aprendizagem

A utilização correta do microscópio facilita as aulas em laboratórios de biologia.
PUBLICIDADE

Muitas vezes o professor, ao levar um grupo de alunos ao laboratório de biologia, pede para que eles não mexam em nenhum lugar sem permissão. Algumas vezes, até mesmo os impede de mexer no microscópio, permitindo apenas que olhem o material.

Não é surpresa dizer que cada um tem uma visão diferente! Então, por que não permitir que os alunos ajustem o foco ao utilizar o equipamento? Basta ensiná-los a manusear corretamente o microscópio.

Inicialmente, prepare um material com uma fotografia do microscópio com setas indicando as partes que são fundamentais para o manuseio correto. Não coloque os nomes! Vá explicando cada parte e peça para que os alunos completem os espaços que estão faltando.

Monte com eles uma lâmina simples para que possam observar. Pode ser uma lâmina com uma folha de Elodea, cebola ou até mesmo células da mucosa da boca. O importante é que elas sejam preparadas por eles.

Após a preparação, ligue o microscópio e peça que, cuidadosamente, os alunos desçam a platina e coloquem na objetiva de menor aumento, caso não esteja. Peça-os para colocar a lâmina sobre a platina e vá aproximando-a das objetivas com o auxilio do macrométrico. Tome cuidado para que a objetiva não toque a lâmina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando os alunos começarem a ver o material, peça que ajustem o foco, utilizando o botão micrométrico. Após a focagem na objetiva de menor aumento, peça para que eles girem o revólver para a próxima objetiva. Ao mudar de objetiva, ajuste novamente a focagem, utilizando o micrométrico.

Ao chegar à objetiva de 100x, é necessário o uso do óleo de imersão. Para colocá-lo, deixe a objetiva de 100x em uma posição próxima ao encaixe e coloque uma gota de óleo sobre a lâmina. Só após a colocação do óleo encaixe a objetiva.

Caso use o óleo, lembre-se de enxugar a objetiva após a utilização!

É importante também que você ensine os alunos a ajustar a luz. O excesso de luz pode prejudicar a visualização de alguns materiais, isso também é válido para pouca quantidade de luz. O ideal é ajustá-la, utilizando o condensador e controlando a intensidade luminosa.

Após a utilização, retire a lâmina, desça a platina, volte para a objetiva de menor aumento e desligue o equipamento. Mantenha-o sempre coberto.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Observe as principais partes de um microscópio óptico
Observe as principais partes de um microscópio óptico