Whatsapp

Mudanças de estado físico da matéria

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Água no estado sólido se converte a líquido.

Como ocorrem as mudanças de estado físico na matéria? Nós só percebemos esse fenômeno ao nos depararmos com situações como a retratada acima, onde o cubo de gelo se transforma em água líquida. Mas falando quimicamente, existe uma explicação fantástica para o comportamento das moléculas enquanto ocorre essa mudança.

O professor pode administrar essa aula enquanto introduz o conteúdo “Mudanças de estado físico”, a sugestão é alternar conceito e prática. A seguir, temos uma demonstração de como prender a atenção do aluno utilizando de recursos visuais.

Aspectos da solidificação

A mudança do estado líquido para o sólido pode ser demonstrada com a presença de cubos de gelo na sala de aula.
NOTA: para provar que a água que estava líquida agora está sólida, basta provocar o efeito reverso: deixar os cubos derreterem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Explicação química para o fenômeno:

As partículas aglomeradas que compõem o estado líquido podem sofrer alterações se submetidas a um resfriamento. À medida que as temperaturas baixam, a energia vai sendo removida, é assim que as partículas se alinham para formar um sólido, processo conhecido como solidificação.

Os mesmos recursos podem ser utilizados para demonstrar as outras mudanças de estado físico: liquefação, condensação, etc.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Veja mais!
Entalpia nas mudanças de estado físico.
Força intermolecular influi na temperatura e estado físico da molécula?
 

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola
 

Artigos Relacionados
Professor, torne sua aula sobre evaporação mais interessante, deixando clara a diferença entre evaporação e ebulição, através da realização da atividade proposta nesse texto.
Professor, quer ajudar seus alunos a saberem a diferença entre fenômenos físicos e químicos e conseguir indicar se houve uma reação química ou não? Então, leia esse texto!
Neste texto você verá um experimento bem simples, sobre compressibilidade dos gases, que pode ser usado pelo professor também para o conteúdo de estados físicos da matéria.
Veja um experimento simples e barato para demonstrar para os alunos como ocorre a propriedade coligativa da crioscopia.
Sugestão de atividade para ser feita em sala de aula a fim de ajudar os alunos a diferenciarem as propriedades gerais das específicas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola