Topo
pesquisar

Nação, Estado e Governo em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

Os conceitos de Nação, Estado e Governo são importantes para a compreensão de temas de Geopolítica.
PUBLICIDADE

 Os temas atuais vinculados à Geopolítica estão diretamente relacionados com alguns conceitos específicos, dentre os quais os termos Nação, Estado e Governo destacam-se. A maioria dos conflitos étnicos e relações internacionais envolve questões nacionais, governamentais ou territoriais, o que deflagra a necessidade do entendimento desses conceitos para melhor expressar a dinâmica dessas questões.

Em função desse motivo, é altamente recomendado que o professor de Geografia estabeleça uma compreensão junto aos seus alunos do que propriamente nação, Estado e governo significam. Para isso, elaboramos a presente proposta de aula, que segue uma cronologia segmentada em três momentos distintos.

1º momento: o professor poderá provocar a curiosidade dos estudantes através da exibição ou leitura de manchetes de jornais e revistas em que há o envolvimento dos principais conceitos a serem trabalhados durante as aulas. Nesse sentido, selecionamos as seguintes sugestões:

G1, 21/03/2013 - Obama reafirma compromisso dos EUA com criação de Estado Palestino

Veja, 30/03/2011 - Assad fala à nação síria pela 1ª vez desde os protestos

R7, 28/10/2013 - Governo quer zerar rodovias em mau estado até 2014, diz ministro

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Peça para que eles tentem identificar os sentidos atribuídos às respectivas palavras “nação”, “Estado” e “governo” em cada uma das manchetes.

  

2º momento: em seguida, o professor poderá trabalhar com os alunos a diferença entre os três termos acima apresentados, utilizando um texto específico sobre o assunto elaborado pelo Brasil Escola e que pode ser acessado neste link.

3º momento: após as explicações e os esclarecimentos sobre o tema, o professor poderá solicitar a realização de uma pesquisa sobre (em grupos ou individual) a existência de conflitos no mundo em função do descompasso entre nações e Estados ou sobre a forma com que diferentes governos utilizam o aparelho estatal para subjugar nações. Tanto na história quanto nos dias atuais existem inúmeros casos representativos dessas questões, como a Guerra na Iugoslávia, os conflitos no Cáucaso, as diferenças entres espanhóis, catalães e bascos, dentre outros.

A ideia é utilizar essa aula para introduzir conteúdos de Geopolítica referentes a conflitos étnicos e identidades nacionais pelo mundo.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

República Federativa do Brasil, um Estado administrado por um governo e que congrega várias nações
República Federativa do Brasil, um Estado administrado por um governo e que congrega várias nações
O território visto como o espaço geográfico apropriado por relações de poder
Estratégias de ensino-aprendizagem Território: aula prática e conceitual
O trânsito, as praças e muitos outros elementos estão relacionados com o Estado
Estratégias de ensino-aprendizagem Visualizando o papel do Estado no espaço geográfico
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola