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O território do Brasil possui dimensões continentais. É de suma importância que o professor de Geografia informe os alunos sobre a divisão política e administrativa do país. Para iniciar, questione os educandos se eles sabem como tal divisão se estabelece.
Fale para os alunos que o território brasileiro se encontra dividido em 26 Estados e um Distrito Federal, que abriga a capital do país - Brasília. Além disso, informe que a formação de diversos Estados brasileiros se constituiu há bastante tempo, alguns, desde o período das capitanias hereditárias, como por exemplo, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A configuração das fronteiras entre os Estados foram constituídas, em sua maioria, no século XIX. Com exceção de Estados que surgiram recentemente, como Mato Grosso do Sul (1977) e Tocantins (1988).
Como o professor se refere várias vezes ao termo Estado, é indispensável explicar o que significa, dizendo que são unidades da federação (união de vários Estados que possuem um governo central), e que são autônomas, possuindo leis próprias. Ressalte que a independência quanto às leis está subordinada à Constituição Federal do Brasil (lei fundamental e suprema do país, que contém os direitos e deveres dos cidadãos e do governo, além dos demais interesses do país).
Não se pode falar em Estados sem dizer que esses se encontram divididos internamente em municípios (existem alguns que são subdivididos em distritos). No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, há dezenas de municípios. É bom lembrar que essas subdivisões Estaduais são detentoras de leis próprias, sempre subordinadas à Constituição Federal do Brasil.
Os itens anteriormente citados são indispensáveis na abordagem desse conteúdo.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola