Whatsapp

O lazer e a produção do espaço urbano

Estratégias de ensino-aprendizagem

O espaço urbano é produzido por vários elementos sociais, econômicos e culturais. As atividades destinadas ao lazer configuram-se como espaços centrais nesse processo urbano.
PUBLICIDADE

A produção do espaço urbano é dinâmica e complexa, agregando vários elementos. Ele é fruto de uma dinâmica social, econômica e cultural. Por vezes essas dinâmicas aparecem separadas, em outras, articuladas.

O maior exemplo de tais dinâmicas aparecerem articuladas é quando o espaço urbano é produzido por meio do lazer. Nos últimos anos, essa atividade vem sendo responsável por uma nova dinâmica urbana das cidades brasileiras. Os espaços destinados ao lazer são elementos importantes para a produção de centralidades, ou por centralizar determinadas funções econômicas e sociais.

Ao trabalhar o conteúdo de Geografia Urbana, é interessante, ao professor, explorar tal recurso teórico-metodológico, pois, além de mostrar uma visão diferenciada do espaço urbano, irá aproximar o conteúdo ao espaço cotidiano do aluno.

Assim, o docente pode elucidar que o lazer produz polos de atração que redimensionam o fluxo das pessoas de um espaço para outro mais amplo. Com isso, se por um lado assiste-se a tendência da produção de bens materiais, por outro vende-se cada vez mais o espaço, num movimento que vai do espaço do consumo ao consumo do espaço. Portanto, as atividades de lazer estarão intimamente ligadas ao consumo.

Como exemplos concretos, o professor pode explorar duas vertentes: os shoppings centers e as áreas verdes.

A quantidade de áreas verdes nas cidades brasileiras vem crescendo muito
A quantidade de áreas verdes nas cidades brasileiras vem crescendo muito

O shopping center, ao mesmo tempo que é um espaço destinado ao lazer, é também um local de consumo e de comércio de bens e serviços. Alguns pontos podem ser destacados com os alunos: Como era a cidade antes ter o shopping. Quais as implicações da construção de um shopping center. Quais eram as atividades de lazer e onde estavam localizadas antes do shopping center. Onde se concentrava a população antes do shopping e onde se concentra agora. Se a cidade for uma metrópole, o professor pode abordar outros elementos, tais como: Por que construir um shopping numa determinada localidade e não em outra; Correlacionar a existência de um shopping com a especulação imobiliária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As áreas verdes (parques, bosques e Jardins Botânicos) contribuirão também no processo de centralidades do espaço urbano por se caracterizarem como equipamentos públicos de lazer. O professor poderá explicar que as áreas verdes urbanas constituem-se em um dos espelhos do modo de viver das sociedades que as criaram nas diferentes épocas e culturas. Assim, explanar que quando surgiram, na forma de jardins, tinham uma função “romântica”, ou seja, para dar prazer ao olfato e à visão, ao paisagismo em si. Em relação a sua atual importância, pode enfatizar que possui três funções básicas: a ecológica, a econômica e a social. Ecológica no sentido de proporcionar conforto térmico em meio ao deserto urbano da cidade, como também por abrigar espécies da fauna e da flora. A social refere-se ao fato desses espaços tornarem-se locais para o ócio, onde há o desenrolar de práticas socioespaciais. Permeando esses dois aspectos, têm-se o econômico representado principalmente pelas atividades turísticas e/ou do lazer e de especulação imobiliária.

Debata sobre a atual importância das áreas verdes para a população. Em um mundo cada vez mais artificial, as áreas verdes seriam uma espécie de simulacro da Natureza? Ou seria uma busca de equilíbrio entre meio urbano e meio natural? Comente ainda sobre as possíveis implicações no espaço urbano, como as ofertas de bens e serviços nas áreas adjacentes. Por fim, pode questionar por que a maioria das cidades brasileiras vem adotando as áreas verdes praticamente como políticas de gestão pública.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Artigos Relacionados
Análise da música “O Calibre” do grupo Paralamas do Sucesso.
Metodologia para abordar os transtornos urbanos em sala de aula.
Sugestão de roteiro de aula com os principais conteúdos sobre o tema.
Uma sugestão de aula de campo sobre os problemas urbanos. Leia e confira!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola