Topo
pesquisar

Aula Sobre os Problemas Urbanos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Moradias em locais inadequados

O processo de urbanização no Brasil ocorreu, principalmente, a partir da década de 1950, quando se intensificou a industrialização no país. As atividades industriais se expandiram, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades em busca de emprego e melhores condições de vida.
No entanto, a urbanização acelerada sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem social e ambiental.

Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.

Ao abordar a urbanização brasileira em sala de aula, é de fundamental importância tratar dos problemas gerados por esse processo.

É necessário conceituar urbanização e explicar como ela ocorreu no Brasil. Em seguida, sugira aos alunos pesquisas sobre os problemas ambientais e sociais mais comuns que ocorrem nos centros urbanos, detectando suas causas e consequências para a população, também é essencial que elaborem possíveis soluções para minimizar os transtornos urbanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após a realização das pesquisas, realize um ciclo de debate com os alunos, abordando os diversos problemas urbanos, suas causas, consequências e possíveis soluções.

Durante o debate desperte a consciência dos alunos para o fato de que eles estão inseridos nesse contexto e que são agentes participativos, podendo contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Abordar exemplos que retratem a realidade dos alunos, onde eles possam visualizar e raciocinar o conteúdo, facilita no processo de ensino e aprendizagem.

Para que a aula seja mais atrativa, utilize recursos didáticos como jornais, revistas, vídeos e músicas. Problemas urbanos são abordados diariamente pelos veículos de comunicação. São vários os grupos musicais que trabalham temas como violência, desigualdade social e outros problemas sociais em suas composições. Esse tipo de material é importante, pois enriquece a aula, além de estimular o senso crítico dos estudantes.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Morador de rua pedindo esmola
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula sobre moradores de rua
Estratégias de ensino-aprendizagem O lazer e a produção do espaço urbano
A cidade pode ser um grande espaço para a aprendizagem
Estratégias de ensino-aprendizagem Trabalho de Campo sobre Problemas Urbanos
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola