Os polímeros superabsorventes são aqueles que possuem grande afinidade pela água, como, por exemplo, o poliacrilato de sódio (PAS), no qual o mecanismo de absorção é por osmose.
A pressão osmótica faz que o poliacrilato de sódio absorva água para equilibrar a concentração de íons sódio dentro e fora do polímero.
Então mãos à obra, vamos demonstrar em sala de aula o poder absorvente desse polímero?
O conteúdo a seguir é uma sugestão de aula para reforçar o conteúdo “Polímeros” em Química Orgânica. Professor, está a sua disposição um procedimento rápido e fácil para demonstrar essa propriedade polimérica.
- Corte a fralda em tiras (com o auxílio da tesoura) e retire os flocos de gel absorvente presentes em seu interior. Uma dica é colocar as tiras no saco plástico e agitar até que o gel (na forma de um pó branco) se acumule no fundo;
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
- recolha 1 colher do gel, coloque no copo e acrescente água até ¼ da medida do copo e observe. O que acontece?
- vire o copo de cabeça para baixo e confira se o gel está líquido ou seco.
Explicação
O gel presente em fraldas descartáveis é composto pelo polímero poliacrilato de sódio, esse material é capaz de absorver mais de 800 vezes seu peso em água.
No instante em que acrescentamos a água, o gel se encarrega de absorvê-la. Sendo assim, podemos contornar o copo e o gel se mantém fixo no fundo, por estar seco.
O poliacrilato começou a ser usado como componente de fraldas descartáveis no início da década de 80 e tem revolucionado o mercado por dois motivos. Primeiro, ele permite uma redução na massa média das fraldas em torno de 50%, por ser um polímero muito leve. E segundo, por sua alta capacidade absorvente.
Veja outras aplicações do poliacrilato de sódio:
- Limpar resíduos médicos hospitalares;
- Eliminar água dos combustíveis de avião;
- Em absorventes íntimos para mulheres.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola