Que tal aprender sobre polímeros usando o princípio de funcionamento da fralda descartável? Professor, esta parece uma ótima opção para interagir o conhecimento com produtos usados no cotidiano de seus alunos, afinal, quem nunca teve que trocar a fralda de um bebê?
Material
- Fralda descartável com gel absorvente;
- 300 ml de suco de uva (ou outro sabor).
Nota: o importante é que o suco tenha cor acentuada para uma melhor visualização.
Procedimento
Estenda a fralda (com a superfície absorvente para cima) e derrame vagarosamente todo o suco sobre ela. O que acontece?
Se a fralda for de qualidade, o esperado é que ela absorva todo o líquido sem que nenhuma gota caia sobre o chão. Parece mágica, mas não é! O responsável por essa absorção você fica sabendo agora.
O composto representado acima é componente das fraldas. Ele aparece na forma de um pó branco cristalizado (gel), localizado na parte absorvente (para melhor entender a estrutura das fraldas, consulte: Polímeros na fralda descartável – link a postar).
O polímero citado, pode incorporar em suas longas cadeias, grupos carregados com carga negativa. A carga negativa tende a contrabalancear a carga positiva presente nos íons sódio (Na+), estes por sua vez podem ser hidratados. É exatamente isso que ocorre nas fraldas: a água presente na urina tenta solubilizar todos os íons sódio presentes no polímero, daí o polímero incha e aumenta de volume devido à sua hidratação.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Agora você já sabe, o polímero poliacrilato de sódio confere a capacidade de absorção das fraldas, ele é capaz de absorver mais de 800 vezes seu peso em água. É por isso que a fralda dos bebês fica cheia de xixi e este não vaza.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola