Topo
pesquisar

Polímeros na fralda descartável

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Fralda descartável: composta basicamente por polímeros.

O tema polímeros é pouco trabalhado nas escolas, apesar da importância desse composto nos dias atuais. Nada melhor que utilizar exemplos relacionados ao cotidiano para verificar as propriedades dos materiais poliméricos de acordo com a estrutura molecular.

A fralda descartável é um ótimo exemplo da utilização de polímeros para o bem estar do homem; seria interessante um estudo detalhado desse produto. Para demonstrar tais aspectos em sala de aula, o professor só precisará utilizar uma fralda descartável.

A aula consiste em destacar cada componente da fralda, relacionando-os ao polímero correspondente, como na imagem a seguir:

 

1) Filme de polietileno: polímero sintético presente nas laterais da fralda, que possui a propriedade de ser hidrofóbico (aversão à água). O filme ajuda a evitar o vazamento de líquido para fora da fralda, é uma espécie de barreira.

2) Polpa de celulose: polímero natural e hidrofílico (absorve água). Parte da umidade é retida pelas partículas deste polímero superabsorvente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3) Poliacrilato de sódio (flocgel): polímero sintético superabsorvente, que se encontra na forma de pequenos cristais. Auxilia na retenção de água.

4) Mistura de polipropileno: polímeros sintéticos que permitem o escoamento do líquido para a camada absorvente. É a parte da fralda que tem contato direto com o bebê.

5) Elásticos: feitos de polímeros sintéticos (poliuretanas, borracha ou lycras), são empregados para melhor ajuste das fraldas ao corpo do bebê.

6) Adesivos termoplásticos: compostos por polipropileno e adesivo, são utilizados para o fechamento das fraldas.

7) Faixa de ajuste frontal: é a parte estampada (com bichos, flores, etc.) feita de filmes de polipropileno, cuja utilidade é permitir abrir e fechar a fralda várias vezes sem danificá-la.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola    

Veja mais!

Polímero superabsorvente: mais sobre o poliacrilato de sódio.
 



Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola
 

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola