Topo
pesquisar

Pressão na seringa

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Matéria no estado líquido não pode ser comprimida.

A pressão de um sistema influi nas reações químicas envolvidas, por exemplo, se esse sistema se encontrar no estado gasoso, e promovermos uma aproximação entre as moléculas através de uma força externa, as moléculas presentes se aproximam umas das outras de forma que começam a se colidir.

Veja como demonstrar a influência da pressão em um sistema fechado através de uma seringa.

Material

Cloreto de sódio (sal de cozinha), açúcar ou areia;
Seringa descartável;
Água.

Procedimento

Seringa vazia: tampe a saída da seringa e pressione o êmbulo ao máximo que conseguir, anote o deslocamento. Observe o que acontece.

Quando tapamos a saída da seringa limitamos uma quantidade de ar, ao deslocar o êmbulo a quantidade de ar dentro da seringa continua a mesma, o que muda é a pressão exercida sobre as moléculas. Essas moléculas ficarão mais próximas em razão da diminuição do volume no interior da seringa, e então passam a se colidir. Quanto ao deslocamento exercido pelo êmbulo, pode-se chegar a 50 % do espaço disponível. Continue o experimento com sólidos e líquidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Seringa com sólido: preencha o interior da seringa com sal, açúcar ou areia, feche a saída e pressione o êmbulo, o que ocorre? Quando empurramos o êmbulo provocamos uma aproximação das partículas do sólido e um pequeno deslocamento (20%).

Seringa com líquido: abasteça a seringa com água, tampe a saída e empurre o êmbulo. Desta forma não haverá deslocamento algum, o líquido não permite a compressão, se forçar, o líquido pode escapar pela tampa.

A partir desses experimentos qual a conclusão que podemos tomar a respeito da influência que a pressão exerce sobre as substâncias? A pressão exercida é diferente nos diferentes estados físicos da matéria (sólido, líquido ou gasoso).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Líquidos e suas propriedades

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola