A Física, como uma ciência que estuda os fenômenos naturais, está relacionada com vários fatos que ocorrem no nosso dia a dia. Por exemplo: no cair de um objeto, ao ferver a água ou até mesmo no simples fato de andarmos. Porém, nem sempre a definição que a Física tem sobre um determinado fenômeno é a mesma que é utilizada no cotidiano. O conceito de calor, por exemplo, no senso comum, está relacionado com algo quente, enquanto, na física, é definido como o estado de agitação das moléculas.
Uma forma de utilizar os fenômenos cotidianos na aprendizagem dos alunos é através da problematização, isto é, propor situações-problema aos alunos para instigá-los a procurar as respostas. Vejamos agora como trabalhar o tema “Condutividade térmica” a partir da problematização:
Inicia-se a aula com o questionamento:
Nesse momento, várias respostas surgirão, e o professor deve levantar novas indagações relevantes. Por exemplo:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Após levantar as concepções dos alunos, é o momento de o professor começar a sistematização do conteúdo. Agora o professor explica o conteúdo de forma científica, definindo os conceitos envolvidos na resposta ao problema proposto, que são: calor, fontes de calor, condutores e isolantes. Essa parte pode ser substituída por um trabalho ou uma pesquisa realizada pelo próprio aluno.
Por fim e para a fixação do conteúdo, o professor pode relacionar o que foi passado com outras situações e aplicações acerca do mesmo assunto. Uma sugestão é falar das utilizações da caixa de isopor ou da garrafa térmica. A finalidade agora é discutir o mesmo conteúdo, mas de forma sistematizada e com outro nível de conhecimento.
A problematização é uma forma de fazer com que o aluno participe da aula e faça parte da construção do próprio conhecimento.
Por Mariane Mendes
Graduada em Física