Esta proposta de aula sobre Clarice Lispector contempla aspectos sobre a vida e a obra da escritora, bem como suas inovações literárias para a Literatura brasileira.
Professor, será que seus alunos conhecem os grandes nomes da Literatura brasileira? É fundamental que atuemos como mediadores entre a arte literária e nossos alunos, que muitas vezes resistem e até mesmo rejeitam a grande Literatura por achá-la complexa, inacessível e muito distante de seus universos, mas é nosso dever apresentá-los a nomes importantes, como o de Clarice Lispector. Pensando nessa necessidade, o Canal do Educador traz para você uma proposta de aula sobre Clarice Lispector que poderá estabelecer um interessante vínculo entre autora e alunos.
Em um primeiro momento, nossa sugestão de aula sobre Clarice Lispector tem como principal intenção apresentar aos alunos sua trajetória de vida. Nascida na Ucrânia, mas naturalizada brasileira, Clarice figurou entre os grandes nomes da Literatura, sendo responsável por introduzir novas técnicas literárias que subverteram a estrutura do gênero narrativo. Seus romances, contos e crônicas têm como figura central a mulher, e a partir do universo feminino Clarice transitou por temas como as relações entre o eu e o outro, a falsidade das relações humanas, a condição social da mulher e o esvaziamento das relações familiares.
Professor, para que a aula sobre Clarice Lispector fique ainda mais interessante, você poderá utilizar recursos didáticos visuais e audiovisuais que, além de enriquecerem o momento, estimulam a curiosidade dos alunos. Posteriormente, quando já estiverem inteirados sobre a vida e as principais características da obra da escritora, você poderá sugerir a leitura de seus contos e crônicas ou, até mesmo, de um de seus romances. Na internet, é possível encontrar entrevistas com a escritora, entre elas, a última entrevista, concedida para o programa Panorama, da TV Cultura, meses antes de seu falecimento em 1977. Você poderá também apresentar o filme A hora da estrela, produção baseada na novela homônima da escritora.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A aula deve ser direcionada aos alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio e, se for preciso, de acordo com o interesse da turma, poderá transformar-se em um projeto, no qual os alunos, influenciados pela estética clariceana, poderão produzir seus próprios textos empregando recursos como o fluxo de consciência e o processo epifânico, tão peculiares da obra de Clarice. Peça também que a turma organize uma exposição de seus textos e que faça um mural com a cronologia da vida da escritora e também com fotografias que ilustrem cada momento, material disponível na internet.
*A imagem que ilustra o artigo é capa do livro Laços de família, publicado pela Editora Relógio D'Água.