Falar de educação no Brasil sem falar de um de seus maiores pensadores é uma tarefa quase impossível. É inestimável a contribuição de Rubem Alves para a educação brasileira, encontrada em seus diversos livros sobre práticas docentes e também na poesia de seus contos e crônicas. Pensando nisso, nada melhor do que apresentar a vocês, educadores, uma interessante sugestão de aula sobre contos e crônicas de Rubem Alves.
Rubem Alves, escritor, psicanalista, teólogo e educador, tem um lugar cativo na história da Literatura brasileira. Nossa proposta de aula de literatura tem como objetivo apresentar contos e crônicas aos alunos, e o pontapé inicial de nossa atividade será uma pesquisa na internet feita pelos próprios alunos a fim de selecionar os textos que eles julgarem mais interessantes. A ideia não é abordar os aspectos formais do conto e da crônica, mas partir do pressuposto de que a turma já conheça esses dois gêneros textuais, fator que facilitará bastante a linguagem e estilo adotados pelo escritor.
Peça que os alunos pesquisem a biografia do autor, bem como suas principais obras. Nessa etapa, os contos ou crônicas deverão ser coletados (solicite aos alunos que pesquisem em sites confiáveis, pois existem muitos textos que são atribuídos indevidamente ao escritor), atividade que deverá ser feita, preferencialmente, no laboratório de informática da escola, pois assim eles poderão contar com seu precioso auxílio. Seria interessante que os alunos escolhessem diferentes textos para assim terem contato com um material mais vasto.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Após a coleta dos textos e verificada a autenticidade deles, em sala de aula, na segunda etapa de nossa sugestão, os alunos deverão trocar os textos com os colegas para que, ao final da leitura (que provavelmente demandará duas aulas), eles possam escolher seus contos e crônicas favoritos. Após essa etapa, que deverá selecionar pelo menos cinco diferentes textos, um terceiro momento deverá ser iniciado em nossa aula de Literatura sobre Rubem Alves, no qual alguns aspectos teóricos deverão ser discutidos com o grupo. Segue um roteiro para a atividade:
→ Peça que os alunos analisem alguns aspectos da narrativa de Rubem Alves, como tempo, espaço e técnicas narrativas;
→ Observe com os alunos recorrências estruturais, temáticas e estilísticas dos gêneros crônica e conto;
→ Faça considerações acerca da linguagem empregada por Rubem Alves: o escritor adota uma linguagem acessível ou hermética? Coloquial ou culta? Literária ou não literária?
→ Solicite que os alunos, inspirados nos textos lidos, produzam um conto ou uma crônica que poderá ser apresentada aos outros colegas ao final da atividade.
Boa aula!
*A imagem que ilustra este artigo foi feita a partir de capas de livros do escritor Rubem Alves.
Por Luana Castro
Graduada em Letras