Topo
pesquisar

Um cabo de guerra eletrostático

Estratégias de ensino-aprendizagem

O cabo de guerra eletrostático consiste na brincadeira de puxar uma lata de refrigerante fazendo uso apenas de cargas elétricas.
PUBLICIDADE

É sabido que hoje é quase impossível vivermos sem a eletricidade. São diversos equipamentos que têm como princípio básico de funcionamento a eletricidade. Podemos dizer que a eletricidade é uma designação genérica ligada a todos os fenômenos resultantes da existência da propriedade chamada carga elétrica.

A fim de auxiliar o professor na abordagem inicial do conceito de eletricidade, propomos este experimento que pode ser trabalhado no momento da explanação do conceito e propriedade das cargas elétricas. Pode também servir como pretexto para o assunto de eletrização. Esta é uma atividade que pode ser realizada por todos os alunos da sala de aula como sendo uma atividade de competição. Também é considerada de baixo custo.

A atividade experimental, como o nome sugere, consiste em uma competição de cabo de guerra, só que ao invés de usarmos cordas usaremos a carga elétrica. Para a realização do experimento precisaremos dos seguintes materiais:

- uma bexiga
- uma latinha de refrigerante vazia
- roupas de lã
- toalhas de papel

Realizando a atividade experimental

Primeiramente você deve testar seu experimento, para isso coloque a lata de refrigerante deitada, de modo que ela possa rolar livremente. Em seguida, comece a atritar a bexiga, cheia de ar, na roupa de lã. Nesse momento, vá comentando com os alunos a respeito do processo de eletrização que estão realizando, faça questionamentos, caso não tenha comentado anteriormente sobre tal processo de eletrização. Após atritar o balão na roupa de lã, aproxime-o da lata de refrigerante e veja o que acontece.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Este momento é propício para a explanação das propriedades das cargas elétricas (cargas de sinais contrários se atraem). Após testar o experimento e comentar sobre os processos de eletrização, proponha o objetivo da atividade, que é uma disputa de cabo de guerra eletrostático.

Dois colegas podem brincar ao mesmo tempo, para isso basta que os dois atritem suas bexigas na roupa de lã. Ficando cada um em um lado da lada, vão aproximando vagarosamente as bexigas das latas (em sentidos opostos), com isso verifica-se quem será o vencedor do cabo de guerra eletrostático. O vencedor é aquele que consegue trazer para perto a lata de refrigerante sem tocá-la com as mãos, isto é, somente com a ajuda das cargas elétricas.

Em um momento final é bom que o professor explique o que ocorre quando a bexiga é atritada na roupa de lã.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Para-raios no topo de um prédio
Estratégias de ensino-aprendizagem Para-Raios
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola