Topo
pesquisar

Utilização de mapas on-line para as aulas de Cartografia

Estratégias de ensino-aprendizagem

As aulas de Cartografia podem ficar mais interessantes através da utilização de ferramentas on-line.
PUBLICIDADE

O presente texto é uma proposta de aula para ser trabalhada nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em que os objetivos são: aprendizagem na leitura dos mapas, compreensão de sua importância, uso dos mapas no cotidiano e utilização de ferramentas tecnológicas para a leitura de mapas.

Para a realização dessa aula, o professor deverá levar os seus alunos para o Laboratório de Informática, para que eles tenham acesso à internet durante a aula. A ferramenta a ser usada é o Google Maps. Como alternativa, o educador poderá optar em utilizar um aparelho projetor de imagens (Datashow) na sala de aula e fazer algumas demonstrações na tela principal (desde que o computador que o professor esteja utilizando tenha acesso à internet).

A ideia básica é deixar os alunos familiarizados com a ferramenta para que possam utilizá-la em seu dia a dia, compreendendo, assim, a importância de saber ler um mapa. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de o professor trabalhar alguns conceitos da cartografia, com destaque para a escala. Recomendamos que o professor tenha ministrado uma aula prévia sobre cartografia e leitura de mapas.

Primeiramente, o professor deverá apresentar a ferramenta para os seus alunos. Alguns, provavelmente, já a conhecem, outros não. Assim, oriente-os a procurar a localização da escola, digitando o endereço ou o nome dela na barra de pesquisa.

Em seguida, mostre para eles que é possível traçar o melhor caminho, no mapa, entre a escola e a residência de cada um através da opção “rota”, em que eles podem optar pelo deslocamento de automóvel, ônibus (dependendo da região) ou a pé.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao passo em que eles observam a rota de suas casas à escola, peça para que eles identifiquem os pontos cardeais. É uma boa hora para ressaltar que, sob o ponto de vista cartográfico, não existe “em cima” ou “embaixo”, mas sim o sul, o norte, o leste, o oeste, o nordeste e assim sucessivamente.

Além do espaço de localização da escola, o professor pode sugerir que os alunos encontrem outros lugares da Terra, descrevendo brevemente a sua localização. Sugira desafios, por exemplo: Paris encontra-se em qual região da França? Onde fica a Turquia? Caso o professor já tenha ensinado sobre as projeções cartográficas, poderá sugerir a diminuição máxima do zoom até abranger toda a Terra e perguntar qual o tipo de projeção que está sendo usada pelo site (Mercator).

Através da ferramenta zoom, é possível aumentar ou diminuir o tamanho da aproximação da visualização do mapa. Assim, ressalte para eles que, quando você aproxima a imagem do mapa, aumenta-se a escala, diminuindo o tamanho da área e aumentando o nível de detalhamento. Ao contrário, se você diminuir a aproximação, diminui-se a escala, aumenta-se o tamanho da área representada e diminui-se o nível de detalhamento.

Por fim, explore com os alunos algumas ferramentas adicionais, como a visualização em satélite, o clima e alguns marcadores. Ressalte para eles que todas as transformações humanas sobre a superfície representam a construção do espaço geográfico.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

O uso de mapas on-line poderá ser uma boa contribuição para as aulas de Cartografia
O uso de mapas on-line poderá ser uma boa contribuição para as aulas de Cartografia
O ensino de Cartografia não se realiza sem conteúdo, ou seja, sem a interpretação de mapas
Estratégias de ensino-aprendizagem Sequência didática para o ensino de Cartografia
O desmatamento é um problema que vem atingindo, principalmente, a Amazônia
Estratégias de ensino-aprendizagem Observatório Mundial do Desmatamento
Mafalda e o Globo Terrestre: uma interessante relação
Estratégias de ensino-aprendizagem Cartografia e Ideologia com Mafalda
Os mapas são um importante recurso a ser utilizado em sala no ensino de História do Brasil
Estratégias de ensino-aprendizagem Uso de mapas no ensino de História do Brasil
A utilização de mapas no ensino de Geografia perpassa pela alfabetização cartográfica
Estratégias de ensino-aprendizagem A utilização de mapas no ensino de Geografia
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola