Clique Escola: MEC lança nova versão do aplicativo

Gratuito, o aplicativo Clique Escola tem por objetivo apresentar informações educacionais e financeiras da escola
Aplicativo Clique Escola em tela de celular
Aplicativo Clique Escola apresenta dados educacionais e financeiros das instituições de ensino da educação básica.
Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) lançou uma nova versão do aplicativo Clique Escola. A plataforma é um canal de comunicação entre o órgão com gestores de instituições de ensino da educação básica e com a sociedade.

Lançado em 2022, o aplicativo conta com mais de 375 mil downloads. Ele apresenta informações educacionais e financeiras da escola.

Entre as novidades da atualização, refere-se à possibilidade de envio de projetos pedagógicos de diretoras e diretores, que agora conta com mais interação e organização por áreas de conhecimento.

Leia também: Unesco alerta para a falta de mais de 40 milhões de professores no mundo

O que é o Clique Escola?

O Clique Escola é um aplicativo gratuito administrado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Disponível nos sistemas iOS e Android, o aplicativo apresenta as seguintes informações:

  • Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb);

  • o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb);

  • a Taxa de Distorção Idade-Série;

  • Taxas de Rendimento, além de informações sobre os repasses financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) de instituições de ensino das redes do País inteiro.

"Estamos contentes com esse aplicativo. Nós trabalhamos em uma comunidade bem carente, com pouco acesso à internet, por isso, fizemos várias reuniões sobre o Clique Escola"

Marisa Silva de Sousa, diretora do Colégio Municipal Wolfango Ferreira, em Macaé (RJ)

Os dados são extraídos das bases do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Projetos compartilhados no Clique Escola

Conheça alguns projetos enviados por gestores por meio do Clique Escola. 

  • Liberte um Texto (Linguagens): estudantes do 3º ano do ensino fundamental participam das ações de leitura semanais do projeto. Diferentes textos ficam presos em uma gaiola e é função dos estudantes “libertá-los”. Podem lê-los em voz alta em um palanque para toda a turma ou levá-los para casa e lê-los para seus familiares. A iniciativa é de São João Del Rei (MG). 

  • Biologic Smart Watch — TEA (Tecnologia, Educação & Análise) (Natureza): em Palmitos (SC), estudantes do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) desenvolveram um projeto para proporcionar informações confiáveis e verificadas de forma prática, simples e acessível sobre benefícios e cuidados com plantas. 

  • Oficina de Jogos Matemáticos (Matemática): em Simões (PI), estudantes do 2º ano do ensino fundamental puderam exercitar a aprendizagem e o pensamento matemático por meio de jogos promovidos em sala de aula

Vale lembrar que os usuários, com cadastro na conta gov.br, podem compartilhar, comentar e favoritar os projetos. 

Faça o download do Clique Escola aqui!

 

Por Lucas Afonso
Jornalista