A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, encerrou-se no dia 22 de junho de 2012. No entanto, o mais importante são os resultados dessa conferência e a aplicação dos compromissos e planos de ação firmados para construir um futuro sustentável.
Essas metas não podem ser esquecidas e principalmente os jovens são os que colherão os resultados dessas ações. A Química está totalmente inserida nesse contexto, visto ser uma ciência que contribui para a melhora da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que, se não for usada corretamente ou sem o devido conhecimento, pode também trazer efeitos negativos para a vida das pessoas e para o futuro do planeta. Portanto, em grande parte, o futuro da humanidade depende de como o conhecimento de Química será usado.
Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) lançou um concurso cultural sem fins lucrativos para instituições de ensino públicas e privadas, além de associações educacionais, sociais ou culturais de âmbito nacional. O tema desse concurso é “O LEGADO DA RIO+20: QUE FUTURO QUEREMOS?” e suas inscrições vão do dia 27/07/2012 até 01/10/2012, elas poderão ser feitas pelo site http://www.sbq.org.br/concursos/inscricao_concurso.html.
O objetivo desse concurso é incentivar o desenvolvimento de projetos que levem a discussões sobre a sustentabilidade no contexto interdisciplinar, tendo como eixo principal a Química como meio de construir um mundo sustentável.
Os professores ou instituições que desejarem participar deverão escolher uma das três modalidades abaixo:
-
a) Para alunos do Ensino Fundamental (do 3º ao 9º ano):
O subtema dessa modalidade é “O futuro é agora”, o professor deve enviar um projeto escrito (que pode ser só uma proposta ou pode ter sido aplicado) de até 8000 caracteres sem contar os espaços. Deve ser decaráter interdisciplinar sobre ciência, cotidiano e sustentabilidade. Enviar no máximo três fotos relacionadas.
-
b) Para alunos do Ensino Médio:
Subtema: “Sustentabilidade e interdisciplinaridade: a Química em todas as coisas”. Assim como a modalidade anterior, o professor deve encaminhar o projeto (proposto ou executado com até 8000 caracteres sem espaços). Mas, nesse caso, o professor pode escolher se enviará até três fotos ou um vídeo digital.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Atenção: essas duas modalidades citadas são de caráter institucional, sendo que cada instituição só poderá concorrer com um único projeto em cada modalidade.
-
c) Para alunos de graduação ou pós-graduação:
O subtema dessa modalidade é “Experimentos sustentáveis na Química, com foco nos princípios da química verde”. Deve ser enviado um projeto com até 8000 caracteres sem espaços sobre experiências sustentáveis para disciplinas experimentais de química na graduação. É preciso enviar também um vídeo digital que demonstre o experimento proposto.
Nessa modalidade, como não é de caráter institucional, pode-se encaminhar inscrições individuais ou em grupos de até cinco pessoas, tendo uma como responsável.
Informações mais detalhadas sobre como encaminhar as fichas de inscrição, as fotos, os vídeos e de outros dados necessário, leia o Regulamento do Concurso.
As premiações serão:
Modalidades a) e b)
1º Lugar:
-
Livros da Coleção Química no Cotidiano – SBQ e a exposição de painéis "Química no Cotidiano", acompanhado de seu livro de experimentos (http://www.sbq.org.br/livros.php);
-
A escola terá um evento especial com palestras e experimentos de química realizados por professores universitários;
-
O professor coordenador do projeto ganhará um tablet;
2º e 3º lugares:Nove livros da Coleção Química no Cotidiano – SBQ e a exposição de painéis "Química no Cotidiano", acompanhado de seu livro de experimentos.
Modalidade c)
1º ao 10º Lugar:
-
Seus experimentos serão publicados na Revista Virtual de Química, da Sociedade Brasileira de Química;
-
O responsável ganhará um tablet.
* http://www.sbq.org.br/concursos/
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química