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Criatividade na sala de aula: especialista dá dicas para estimular estudantes a desenvolver habilidade

Conhecer os alunos e dominar assuntos que despertam interesse nos jovens são dicas efetivas para educadores
Professora e estudantes em sala de aula
A criatividade pode ser desenvolvida na sala de aula [1]
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Ter criatividade é um requisito que, hoje, faz diferença no mercado de trabalho. E, quanto mais cedo o jovem desenvolver essa habilidade, melhor. De preferência, com os educadores em sala de aula, indicam especialistas em educação.

É durante o ensino básico que crianças e adolescentes entram em contato com novas experiências, outras visões de mundo e enfrentam o desconhecido. É também nesse período que o estudante aprende a ser criativo.

Para desenvolver a criatividade dos estudantes, os professores devem conhecer o que desperta interesse dos seus alunos, seja em qual nível eles se encontrem: Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Também é interessante que o educador mostre em quais situações a criatividade pode ser aflorada, como, por exemplo, na realidade cotidiana e na solução de problemas.

Importância da criatividade na sala de aula

O coordenador do Colégio Anglo São Paulo, Vinícius de Paula, explica que a criatividade influencia no processo de ensino-aprendizagem como um todo.

“Ser criativo implica o crescimento intelectual e cognitivo. Desta maneira, o estímulo da criatividade representa também estimular o aprendizado. Além disso, ela é essencial no desenvolvimento da autonomia, pois a criatividade é algo individual e personalizado”

Vinícius de Paula

O profissional lembra que, normalmente, a criatividade é vinculada a expressões artísticas. Mas, de acordo com o coordenador, essa habilidade é muito mais que isso: é a união do novo ao útil; é a habilidade de desenvolver propostas, soluções e, até mesmo, de propor novos problemas para uma situação cotidiana. 

Como os alunos passam muito tempo na escola, é o local ideal para desenvolver novas habilidades como a criatividade. Mas, é essencial que os jovens se sintam à vontade para trabalhar essa característica.

Vinícius de Paula é coordenador do colégio Anglo [2]

"É essencial que a sala de aula seja um local de respeito mútuo. Antes da elaboração de um trabalho ou projeto, é preciso que o aluno se sinta à vontade para expressar e sugerir ideias, podendo protagonizar o conteúdo sugerido", recomenda o coordenador.

Na sala de aula, conforme opina Vinícius de Paula, os estudantes são desafiados a aplicar seus conhecimentos teóricos em situações cotidianas com o apoio da criatividade, desenvolvendo habilidades como a análise crítica, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho e a comunicação em equipe.

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Dicas para estimular criatividade dos alunos em sala de aula

O coordenador Vinicius de Paula dá dicas efetivas para que os educadores e professores ajudem seus alunos a trabalhar a criatividade. Confira:

Conheça seus alunos 

"Para conquistar o interesse e compreender de que forma funcionam os estudantes, é preciso, primeiro, que o educador entenda o perfil de cada aluno. Assim, o professor pode captar quais ferramentas usar", recomenda o profissional.

Conversar com os jovens, de uma forma natural e espontânea, ajuda a conhecê-los melhor e a traçar atividades mais específicas para eles.

Conhecer os alunos é importante para ajudá-los a trabalhar a criatividade [3]

Saiba os assuntos que despertam interesse

Para o coordenador do colégio Anglo, é importante que o educador esteja antenado aos recentes assuntos e gostos que repercutem entre determinada faixa etária, selecionando temas atuais - com recortes sociais, políticos, econômicos ou culturais - para a elaboração desses projetos.

"Ao conhecer os temas que geram interesse aos alunos, os educadores instigam o interesse e facilitam a compreensão dos conteúdos, podendo integrar essas atividades em diversas disciplinas"

Vinicius de Paula

Instigue soluções criativas

A recomendação do profissional é que o educador ou professor proponha um problema atrelado a conteúdo das disciplinas tradicionais, como a Matemática, Biologia ou Geografia. Em seguida, a ideia é pedir que os estudantes, individualmente ou em grupos, elaborem novas soluções e alternativas.

"Ao oferecer ferramentas para traçar novas soluções, os alunos podem trilhar seus próprios caminhos para a resolução desses problemas, olhando para aquele recorte da realidade de uma nova forma", acredita.

Crédito das imagens:

[1] e [3] Shutterstock

[2] Divulgação Colégio Anglo

Por Silvia Tancredi
Jornalista