Dia do Professor: desafios da profissão em meio às novas tecnologias

Educadores e especialistas comentam sobre os desafios da profissão e a realidade das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem
Professor e crianças
Novas tecnologias apresentam desafios aos educadores no processo de ensino e aprendizagem.
Crédito: Foto - Shutterstock
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O Dia do Professor é celebrado nesta quarta-feira, 15 de outubro. A data reforça a importância do papel dos educadores no processo de formação e desenvolvimento humano em diferentes etapas da vida.

Com o avanço da transformação digital, novas tecnologias ocupam a realidade social e passam a impactar o campo educacional. Entre elas, o maior destaque é para as ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

O Instituto Samesp desenvolveu um estudo de 2024 no qual 74,8% dos professores da educação básica percebem a IA e a tecnologia como aliadas no ensino. A pesquisa evidencia também que os educadores reconhecem desafios com esta realidade, tai como a necessidade de capacitação e a dispersão dos estudantes.

Confira o comentário no vídeo abaixo da diretora do Singularidades, Gisele Pinheiro, sobre os desafios da docência e as novas tecnologias:

Leia também: Programa de ensino de IA nas escolas públicas do Piauí é premiado pela Unesco 

Desafios da docência, professor e as novas tecnologias

Considerado o principal meio entre o conhecimento e os estudantes, o professor precisa conciliar contextos pedagógicos, socioemocionais, culturais, e até estruturais, afirma Angela Di Paolo, coordenadora do curso de Pedagogia do Singularidades.

Um desafio da docência destacado pela líder de inovação da Fundação Bradesco, Bárbara Frasseto, se refere à dimensão socioemocional. Ela afirma que a escola se tornou também um espaço de acolhimento, escuta e mediação de conflitos. Nesse sentido, os professores precisam articular a dimensão pedagógica com a construção de vínculos e o cuidado com o clima da sala de aula, considera.

Especialistas entrevistadas
Especialistas entrevistadas. Angela Di Paolo (à esquerda); Bárbara Frassetto (à direita).
Créditos: Divulgação.

Entre os principais desafios dos professores atualmente, segundo o Núcleo Pedagógico do Colégio Bandeirantes: 

  • lidar com questões de saúde mental dos alunos;

  • manter engajamento em meio a tantas distrações externas;

  • integrar tecnologia e IA sem perder o olhar crítico e ético;

  • garantir inclusão e adaptações adequadas para alunos com deficiência;

  • cultivar respeito às diversidades de origem, crença e ideologia.

Segundo o núcleo, o educador tem de equilibrar a inovação pedagógica com o acolhimento humano, para garantir um ambiente seguro, participativo e diverso para todos. 

Ailton Dias (43), doutor em Educação, entenda a escola como um organismo que muda junto com o tempo histórico. Para ele a sala de aula em si não mudou, sendo os mesmos sistemas de educação do século XIX, só que a realidade é permeada de novos estímulos, conjunturas e uma nova função social para a escola.

O professor Ailton atuou em todas as fases do ensino e hoje trabalha com a formação continuada de educadores.

"A docência transcende o uso de qualquer tecnologia, porque ela própria é uma tecnologia, um modo de fazer mediado por saberes métodos e instrumentos criados pelo ser humano para transformar a realidade. Quando planejamos e criamos experiências de aprendizagem, estamos aplicando tecnologias cognitivas e sociais, formas de mediação do conhecimento que transformam tanto o estudante quanto o próprio professor"

Prof. Dr. Ailton Dias

Professor Ailton Dias
Professor Dr. Ailton Dias.
Crédito: Divulgação.

A professora aposentada Ana Perazzo (75) vivenciou ao longo da sua carreira como educadora uma série de transformações sociais e tecnológicas. Foram 46 anos de docência em escolas públicas e particulares de Salto (SP).

Ana acredita que a essência da profissão se constitui de algo que as máquinas não alcançam.

"A tecnologia pode montar um texto, mas não substitui o coração que educa. Nenhuma pessoa se educa sozinha. Educar é conduzir, orientar, envolver. É a arte do coração que transforma vidas.”

Ana Perazzo

Ana Perazzo
Professora Ana Perazzo.
Crédito: Divulgação.

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Uso de Inteligência Artificial (IA) pelos professores

A Inteligência Artificial (IA) pode ser utilizada para auxiliar a prática docente, desde que seja conduzida com intencionalidade pedagógica, curadoria e atenção aos princípios éticos e de segurança, pondera Bárbara Frasseto. Entre os usos sugeridos pela especialista, estão:

✔ Planejamento pedagógico: com sugestões de atividades adaptadas a diferentes perfis de aprendizagem;

✔ Personalização de trilhas de aprendizagem, com base em dados de desempenho e interesse;

✔ Produção de materiais multimodais, como apresentações, vídeos, mapas visuais ou simuladores.

Bárbara reforça que a eficiência das ferramentas de IA dependem da capacidade do professor de elaborar boas perguntar, interpretar as devolutivas da IA com olhar pedagógico e buscar decisões que estejam alinhadas ao currículo e ao contexto da turma. "A tecnologia é um meio, mas quem orienta o caminho é o educador", afirma.

Confira o comentário de Maria Eduarda Menezes, coordenadora de tecnologia educacional da Beacon School, sobre o uso de IA pelos professores:

Aline Castro, diretora do Sistema de Ensino pH, enfatiza que o professor deve estimular o pensamento crítico e engajamento social, utilizando a tecnologia como aliada.

Confira: ChatGPT na educação - Impactos, vantagens e desvantagens 

 

Por Lucas Afonso
Jornalista