O Dia do Professor é celebrado nesta quarta-feira, 15 de outubro. A data reforça a importância do papel dos educadores no processo de formação e desenvolvimento humano em diferentes etapas da vida.
Com o avanço da transformação digital, novas tecnologias ocupam a realidade social e passam a impactar o campo educacional. Entre elas, o maior destaque é para as ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
O Instituto Samesp desenvolveu um estudo de 2024 no qual 74,8% dos professores da educação básica percebem a IA e a tecnologia como aliadas no ensino. A pesquisa evidencia também que os educadores reconhecem desafios com esta realidade, tai como a necessidade de capacitação e a dispersão dos estudantes.
Confira o comentário no vídeo abaixo da diretora do Singularidades, Gisele Pinheiro, sobre os desafios da docência e as novas tecnologias:
Desafios da docência, professor e as novas tecnologias
Considerado o principal meio entre o conhecimento e os estudantes, o professor precisa conciliar contextos pedagógicos, socioemocionais, culturais, e até estruturais, afirma Angela Di Paolo, coordenadora do curso de Pedagogia do Singularidades.
Um desafio da docência destacado pela líder de inovação da Fundação Bradesco, Bárbara Frasseto, se refere à dimensão socioemocional. Ela afirma que a escola se tornou também um espaço de acolhimento, escuta e mediação de conflitos. Nesse sentido, os professores precisam articular a dimensão pedagógica com a construção de vínculos e o cuidado com o clima da sala de aula, considera.
Especialistas entrevistadas. Angela Di Paolo (à esquerda); Bárbara Frassetto (à direita).
Créditos: Divulgação.
Entre os principais desafios dos professores atualmente, segundo o Núcleo Pedagógico do Colégio Bandeirantes:
lidar com questões de saúde mental dos alunos;
manter engajamento em meio a tantas distrações externas;
integrar tecnologia e IA sem perder o olhar crítico e ético;
garantir inclusão e adaptações adequadas para alunos com deficiência;
cultivar respeito às diversidades de origem, crença e ideologia.
Segundo o núcleo, o educador tem de equilibrar a inovação pedagógica com o acolhimento humano, para garantir um ambiente seguro, participativo e diverso para todos.
Ailton Dias (43), doutor em Educação, entenda a escola como um organismo que muda junto com o tempo histórico. Para ele a sala de aula em si não mudou, sendo os mesmos sistemas de educação do século XIX, só que a realidade é permeada de novos estímulos, conjunturas e uma nova função social para a escola.
O professor Ailton atuou em todas as fases do ensino e hoje trabalha com a formação continuada de educadores.
"A docência transcende o uso de qualquer tecnologia, porque ela própria é uma tecnologia, um modo de fazer mediado por saberes métodos e instrumentos criados pelo ser humano para transformar a realidade. Quando planejamos e criamos experiências de aprendizagem, estamos aplicando tecnologias cognitivas e sociais, formas de mediação do conhecimento que transformam tanto o estudante quanto o próprio professor"
Prof. Dr. Ailton Dias
Professor Dr. Ailton Dias.
Crédito: Divulgação.
A professora aposentada Ana Perazzo (75) vivenciou ao longo da sua carreira como educadora uma série de transformações sociais e tecnológicas. Foram 46 anos de docência em escolas públicas e particulares de Salto (SP).
Ana acredita que a essência da profissão se constitui de algo que as máquinas não alcançam.
"A tecnologia pode montar um texto, mas não substitui o coração que educa. Nenhuma pessoa se educa sozinha. Educar é conduzir, orientar, envolver. É a arte do coração que transforma vidas.”
Ana Perazzo
Professora Ana Perazzo.
Crédito: Divulgação.
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Uso de Inteligência Artificial (IA) pelos professores
A Inteligência Artificial (IA) pode ser utilizada para auxiliar a prática docente, desde que seja conduzida com intencionalidade pedagógica, curadoria e atenção aos princípios éticos e de segurança, pondera Bárbara Frasseto. Entre os usos sugeridos pela especialista, estão:
✔ Planejamento pedagógico: com sugestões de atividades adaptadas a diferentes perfis de aprendizagem;
✔ Personalização de trilhas de aprendizagem, com base em dados de desempenho e interesse;
✔ Produção de materiais multimodais, como apresentações, vídeos, mapas visuais ou simuladores.
Bárbara reforça que a eficiência das ferramentas de IA dependem da capacidade do professor de elaborar boas perguntar, interpretar as devolutivas da IA com olhar pedagógico e buscar decisões que estejam alinhadas ao currículo e ao contexto da turma. "A tecnologia é um meio, mas quem orienta o caminho é o educador", afirma.
Confira o comentário de Maria Eduarda Menezes, coordenadora de tecnologia educacional da Beacon School, sobre o uso de IA pelos professores:
Aline Castro, diretora do Sistema de Ensino pH, enfatiza que o professor deve estimular o pensamento crítico e engajamento social, utilizando a tecnologia como aliada.