O curso de Saúde Mental na Escola: identificação e acolhimento dos estudantes é uma formação oferecida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da plataforma AVAMEC de forma online e gratuita.
Capacitação tem duração de 60 horas e é direcionada aos profissionais da educação, tais como professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.
A formação tem como objetivo auxiliar esses profissionais no processo de identificação de sinais de sofrimento psíquico nos estudantes e orientar a respeito de estratégias práticas de acolhimento de apoio no contexto escolar.
Neste mês acontece a campanha Setembro Amarelo com ações e atividades com foco na conscientização sobre o cuidado com a saúde mental.
O curso de saúde mental na escola é oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EaD) de forma autoinstrucional, em que os participantes acessam o conteúdo do curso de forma livre.
Para acessar o material será necessário ter cadastro na plataforma AVAMEC. O login pode ser feito com os dados da conta gov.br.
Os participantes contarão com os seguintes recursos para fazer o curso:
Textos-base e recursos multimídia, como vídeos e podcasts (disponíveis no Canal do YouTube e no Podcast Educação Digital);
Atividades formativas, que incentivam a aplicação prática dos conteúdos;
Acervo complementar, com materiais de aprofundamento acessíveis no menu “Acervo”;
Avaliação final, realizada por meio de um questionário disponível no menu “Tarefas”.
Assim que iniciada, o prazo de conclusão da capacitação é de 15 dias. São quatro módulos de 15 horas cada. Professores e gestores receberão certificado de participação.
Curso sobre saúde mental na escola é disponibilizado na plataforma AVAMEC.
Crédito: Divulgação / MEC.
Temas e conteúdos do curso de saúde mental na escola
Entre os assuntos abordados no curso de saúde mental na escola, estão:
Conceitos básicos de saúde mental e psicossocial;
Impactos do ambiente escolar no bem-estar dos estudantes;
Identificação de sinais de ansiedade, depressão, isolamento e autolesões;
Técnicas de escuta ativa, mediação de conflitos e criação de um ambiente acolhedor;
Acionamento de redes de apoio, famílias e profissionais especializados;
Estratégias de intervenção para desafios enfrentados no ambiente escolar.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Campanha Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Neste mês são realizadas uma série de ações e atividades tanto por parte da administração pública quanto por iniciativas privadas com foco na conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro.