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Comemorado nesta quarta-feira, 15 de outubro, o Dia do Professor abre espaço para discussões sobre a realidade em sala de aula e metodologias pedagógicas aplicadas na convivência com estudantes. Para Lais Carvalho, vice-diretora pedagógica da Beacon School, é importante lembrar que o aluno deve estar no centro do processo de aprendizado.
O desenvolvimento de metodologias inovadoras leva tempo e deve ser realizado respeitando o período de aprendizagem de cada estudante. Segundo Teresa Chaves, professora de História e coordenadora de humanidades na escola Móbile, o sistema tradicional de ensino é focado na exposição do professor e escuta do aluno, algo que proporciona da transmissão de informações, mas não necessariamente o aprendizado.
As metodologias mais inovadoras buscam ir além da transmissão de informação e trazer o aulo para o centro da discussão, de forma que priorize o desenvolvimento de habilidades de autogestão, pensamento crítico, comunicação, colaboração e pesquisa, que, para Lais, são competências fundamentais para a vida.
“Eles conectam o conhecimento às suas próprias vivências e à realidade do mundo. Esse processo estimula a independência de pensamento e a capacidade de defender suas convicções com empatia e consciência crítica.”
Lais Carvalho
Buscando trazer o aluno para o centro do processo pedagógico, o uso da tecnologia pode ser um aliado na individualização. Teresa sugere utilizar ferramentas para avaliar as habilidades de estudantes em determinada matéria, e, assim, poder adaptar o que é preciso ser reafirmado para cada aluno.
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Crédito: Divulgação.
Metodologias aliadas às tecnologias
Para Teresa Chaves, um dos principais desafios enfrentados em sala de aula atualmente é a crescente dificuldade de concentração dos alunos, isso, segundo ela, um relexo da constante exposição simultânea a diferentes estímulos, como plataformas de streaming, séries, filmes e redes sociais através de celulares ou outros dispositivos.
O problema o uso de celulares em sala de aula foi resolvido com o decreto federal que restringe o uso de aparelhos eletrônicos por parte dos alunos. Diante do cenário nacional e uma tendência global, Teresa explica que o uso de tecnologias tem recuado, a ponto de gerar uma reflexão sobre como novas tecnologias podem ser utilizadas no processo de aprendizagem.
Apesar dessa discussão, a professora defende que novas ferramentas podem ser utilizadas para gerar dados cada vez mais complexos sobre o processo de aprendizagem dos alunos, de forma a auxiliar os professores a entenderem em quais pontos um aluno tem mais dificuldade.
Lais Carvalho acrescenta que as tecnologias podem ser utilizadas como forma do estudante vivenciar uma educação ativa, dinâmica e personalizada. Para isso, é preciso que a tecnologia seja utilizada de forma intencional e pedagógica, direcionadas corretamente para cada área do conhecimento.
Além disso, Teresa aponta a necessidade de ensinar os estudantes a utilizarem ferramentas de pesquisa acadêmica para garantir que suas buscas por matérias escolares sejam feitas de forma confiável.
“Uma parte grande do que é aprender hoje, nessa era em que a gente tem tanta informação disponível, é justamente fazer boas perguntas e desenvolver boas pesquisas, ser bons curadores de conteúdo.”
Teresa Chaves
A ideia apresentada por Lais é utilizar a tecnologia de forma a potencializar o processo de aprendizado, enquanto desenvolva no aluno competências essenciais para viver no mundo contemporâneo. Além disso, é preciso que ele entenda que a tecnologia proporciona a capacidade de aprender continuamente, quando utilizada de forma ética.
Lais aponta que a chave da educação com novas tecnologias é aliar a metodologia tradicional às novas ferramentas a disposição. A sugestão apontada pela vice-diretora é que o educador utilize metodologias tradicionais para fornecer a base teórica e conceitual, enquanto as tecnologias oferecem aplicações práticas do que foi estudado, mediando a experiência obtida dessa interação.
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Por Jade Vieira
Jornalista