Confira dicas de como ensinar inglês na educação básica

Especialista comenta sobre o cenário do ensino de inglês e compartilha dicas a professores
Professora e estudantes em roda de conversa durante aula de inglês
Aulas que focam em habilidades comunicativas na língua são sugeridas por especialistas.
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O ensino de inglês na educação básica tem ganhado novos sentidos ao longo do tempo. Antes muito visto como componente básico da grade curricular, hoje em dia, o idioma tem sido inserido no processo de ensino de forma transversal, com outras disciplinas.

A função da educação é formar crianças e adolescentes com olhar crítico e emancipado, acredita Carol Stacanti, diretora da Skies Learning. Em uma realidade cada vez mais global e interconectada, em que muitas informações são encontradas na língua inglesa, o aprendizado da mesma contribui para a consolidação e qualificação da educação, enfatiza a educadora.

Em conversa com o Brasil Escola, a diretora explica sobre o cenário do ensino de inglês na educação básica e compartilha dicas aos professores sobre como ministrar aulas nesta etapa.

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Como ensinar inglês na educação básica?

No vídeo abaixo, Carol compartilha dicas sobre o ensino de inglês para turmas da educação básica:

Tipos de aulas de inglês na educação básica

Veja quatro tipos de aulas de inglês que podem ser ministradas na educação básica:

  • Foco no idioma: nesta aula, o objetivo é o desenvolvimento de habilidades linguísticas fundamentais, tais como: escrita, leitura, escuta e fala. Esses aspectos são responsáveis por consolidar uma base de aprendizado na língua.

  • Projetos transversais: integração do ensino de inglês com disciplinas de outras áreas de conhecimento, promovendo diferentes tipos de abordagens interdisciplinares e de forma contextualizada.

  • Avaliações: estabelecimento de ferramentas avaliativas que possam definir notas (aspecto quantitativo) e feedbacks (aspecto qualitativo) por parte dos educadores.

  • Aulas abertas: baseadas em vivências que possibilitam um ambiente mais descontraído e informal, com aulas personalizadas, para que os estudantes possam praticar suas habilidades linguísticas.

"Não se deve desenvolver apenas competências linguísticas, mas também socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução de problemas, porque são essenciais para um mundo cada vez mais interconectado"

Carol Stancati

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Desafios do inglês na educação básica

Entre os desafios do ensino do inglês na educação básica, Carol Stancati afirma que a cultura da escola e a heterogeneidade linguística das turmas estão envolvidos neste cenário.

"Quando temos como missão formar um estudante bilíngue, precisamos que a comunidade escolar inteira abrace e faça parte deste projeto.", enfatiza a especialista. A ampliação do repertório cultural a partir do inglês necessita de uma atenção maior e junto a isso todo o planejamento e dedicação de gestão para pensar o ensino do inglês de forma integrada, conforme Stancati.

Para Carol, é necessário investimento para a formação continuada dos professores para ampliar o repertório linguístico dos educadores. E com maior carga horária destinada ao inglês, é possível sanar a diferença de nível linguístico existente entre os próprios estudantes.

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Por Lucas Afonso
Jornalista