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Estão abertas inscrições para o curso “Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica”. O curso é uma pareceria do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN com o Capes, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Faça a inscrição para o curso de Inteligência Artificial para Educadores!
As inscrições para o curso seguem abertas até o dia 10 de outubro. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita, pelo Sistema Integrado de Gestão de atividades Acadêmicas (SIGAA).
São oferecidas 40 mil vagas para o curso, que será realizado de forma on-line, dessa maneira, podem participar professores e profissionais de educação de todo país. No entanto, para participar do processo seletivo, os interessados devem preencher alguns pré-requisitos.
O curso tem duração de 30 horas, cumpridas durante 10 semanas com mediação de tutores. O objetivo do curso é capacitar professores da Educação Básica para o uso responsável e criativo da inteligência artificial (IA) em práticas pedagógicas.
Para a diretora de ensino do IMD, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ismenia Blavatsky, o curso é uma forma de aproximar a prática pedagógica e o avanço das novas tecnologias, para que os professores entendam quais são essas tecnologias utilizadas pelos estudantes.
“O uso de novas tecnologias oferece a segurança para que o professor as utilize de forma consciente, ética e de forma a ter essas tecnologias para auxiliá-lo em sala de aula.”
Ismenia Blavatsky
A diretora destaca a importância do professor saber utilizar as novas tecnologias para que ele, além de saber como lidar com o uso por parte dos estudantes, também esteja preparado para novos desafios enfrentados na prática docente devido às novas tecnologias.
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Curso “Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica”
O curso “Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica” está com inscrições abertas até 10 de outubro e será ministrado durante 10 semanas de forma on-line e terá a duração de 30 horas, divididas em quatro unidades. É esperado que o curso tenha início no dia 3 de novembro.
São oferecidas 40.250 vagas para o curso, que será realizado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFRN e terá atividades assíncronas.
Ismenia aponta que ao ter uma formação na área das novas tecnologias, o professor se sente mais capaz de avaliar risco provenientes das tecnologias. Para além dos riscos, também é possível oferecer uma melhor instrução para que o estudante utilize essas tecnologias de forma mais consciente e assertiva.
“Quando um curso como esse é ofertado para professores, é uma forma de inserir a inovação em sala de aula, mesmo que não tenha recursos tecnológicos mais avançados para todas as turmas” comenta Ismenia sobre a importância de capacitar o professor em avanços tecnológicos.
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Crédito: Divulgação/UFRN.
Quem pode participar do curso “Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica”?
Para se inscrever no curso “Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica” os interessados devem preencher aos seguintes requisitos:
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Professores da educação básica da rede de ensino pública;
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Professores da Carreira EBTT (ensino básico, técnico e tecnológico);
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Estudantes matriculados em curso de licenciatura de instituições públicas de ensino superior nacional.
A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição, até o preenchimento das vagas. O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de outubro.
Para mais informações acesse o edital do curso.

Crédito: Reprodução/Acervo pessoal.
Uso de Inteligência Artificial em sala de aula
A diretora aponta que professores pode utilizar a IA como ferramenta ao conduzir as aulas, por exemplo, ao gerar imagens, textos, quizes e apresentações. “A IA pode ser utilizada para melhorar, facilitar e auxiliar a entrega de conteúdos” comenta Ismenia.
No entanto, Ismenia destaca que o professor deve conhecer essas novas tecnologias e seus potenciais, para que evite o receio de que o papel dos professores seja substituído por essa via rápida e superficial de respostas. É diante desse cenário que a diretora orienta que o professor deve estar preparado para o uso responsável e ativo das tecnologias.
O professor deve manter um olhar crítico sobre o que é produzido por IA, seja quando ele for utilizar, seja quando estiver lidando com materiais de estudantes. “Problemas com o uso ético e responsável devem sempre permear todo processo de utilização da inteligência artificial”, conta ela.
Ismenia ainda aponta que o professor deve sempre perceber se o estudante tem capacidade de utilizar a ferramenta, no caso de uma atividade com IA. É importante ter a compreensão que o usa da IA também pode expor uma diferença de acesso à tecnologia, seja pelo estudante der a ferramenta quanto a familiaridade do uso da tecnologia.
Veja o vídeo sobre aplicações práticas da IA:
Por Jade Vieira
Jornalista