Sala de aula: especialista mostra como equilibrar material físico e digital nas escolas

Especialista detalha ainda por que adotar livros físicos e digitais e as vantagens de cada um
professora com estudantes em sala de aula com computador
Material digital traz experiência personalizada ao estudante [1]
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O uso de materiais físicos e digitais, como livros, em sala de aula, pode contribuir tanto para o ensino coordenado por professores quanto para o aprendizado dos estudantes. Mas, é importante ter um objetivo ao adotar cada material e manter o equilíbrio no uso deles, acreditam especialistas em educação.

A ideia é fazer um mix de materiais físicos e digitais em sala de aula. Mesmo com tanta tecnologia despontando todos os dias, materiais físicos continuam sendo fundamentais para a formação dos estudantes. Afinal, ter em mãos um livro ou um caderno é necessário para escrever, calcular ou registrar os conteúdos.

Mas, hoje, os materiais digitais têm um papel importante: o de oferecer dados complementares aos alunos, como na leitura de textos pelo celular ou computador, no uso de vídeos como material complementar às aulas e na elaboração de gráficos e planilhas digitais para melhor compreensão dos conteúdos estudados.

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Livros físicos x livros digitais

Livros físicos e livros digitais podem ser usados em sala de aula de uma forma saudável e estratégica, pois cada um tem sua especificidade. O tradicional se mescla com o moderno, proporcionando uma experiência inovadora aos educadores e aos alunos.

Confira abaixo os motivos para usar cada um dos materiais:

Por que usar livros físicos?

  • É usado para escrever, fazer rascunhos e realizar cálculos;

  • Cria memória aos alunos;

  • Estimula a criatividade no estudante;

  • Desenvolve habilidades visuais, auditivas, táteis e motoras;

  • Aumenta o desenvolvimento cognitivo das crianças, por exemplo.

Leia também: Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo

Por que usar livros digitais?

  • É usado para ampliar a compreensão do assunto;

  • Garante dinamismo e flexibilidade;

  • Possibilita pesquisas mais aprofundadas;

  • Promove uma experiência personalizada;

  • Oferece mais interatividade por meio da gamificação, por exemplo

Veja mais detalhes: Como a gamificação é usada na aprendizagem

Equilíbrio é a palavra-chave

Talita Fagundes [2]

Talita Fagundes, gerente pedagógica da plataforma par, acredita que os materiais físicos e os materiais digitais devem ser usados de forma equilibrada e estratégica, pois cada um tem sua especificidade.

Na opinião da profissional, os livros físicos proporcionam uma conexão tangível e os digitais oferecem recursos dinâmicos, atualizados e multimodais. Por esse motivo, Talita acredita que a combinação de materiais didáticos físicos e digitais vem sendo cada vez mais necessária para a formação adequada dos estudantes do século XXI.

A oferta de livros físicos e digitais nas escolas, conforme analisa a gerente pedagógica, não apenas amplia o alcance do aprendizado, mas também promove uma experiência mais interativa e personalizada para os alunos.

Usar materiais físicos e digitais em sala de ajuda promove a complementaridade de recursos. E as vantagens são para a escola, para o educador, e especialmente, para o aluno.

“Ao intercalar recursos pedagógicos digitais e físicos, as escolas podem oferecer uma variedade ainda maior de conteúdo para atender às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos”

Talita Fagundes

A gerente pedagógica ressalta que equilibrar o uso de físico com o digital também permite o desenvolvimento de uma série de habilidades importantes, como competências digitais, pesquisa online, bem como a leitura, a escrita e a análise crítica de materiais impressos.

Crédito da imagem:

[1] Shutterstock

[2] Divulgação SOMOS Educação