Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Universidades oferecem curso gratuito e online de educação étnico-racial para professores e gestores

Inscrições são realizadas nos próprios sites das universidades participantes da capacitação
Professora ao lado de uma criança negra
Curso começa no primeiro semestre de 2025.
Crédito: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola". São 150 mil vagas para a capacitação que é destinada a profissionais da educação básica, professores e gestores escolares.

Ao todo, 43 instituições de ensino superior de todas as regiões brasileiras oferecem o curso. Para se inscrever, os interessados devem acessar os sites das próprias universidades. A relação das instituições participantes está disponível no site da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

As aulas começam em março de 2025 e serão ministradas no formato de Educação a Distância (EaD). Este treinamento é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Leia também: Consciência Negra - Conheça poeta baiano citado na redação do Enem 2024 

Objetivos do curso de educação étnico-racial

O curso tem como objetivo fomentar o letramento racial das e dos educadores, como também contribuir para a formação de docentes seguindo os princípios da educação étnico-racial e da educação escolar quilombola.

A formação promove o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que buscam valorizar as tradições, culturas e línguas ancestrais.

Confira: A educação como ferramenta antirracista 

Imagem da campanha do Pneerq
Imagem de campanha do Pneerq.
Crédito: Divulgação / MEC.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona o curso de educação étnico-racial

O início das aulas está previsto para março de 2025. A carga horária é de 120 horas e o curso é oferecido na modalidade EaD no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes. Os módulos da formação são:

  • Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro;

  • Culturas e Territorialidades;

  • Educação Antirracista na Prática;

  • Gestão Democrática para a Diversidade

A iniciativa faz parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

 

Por Lucas Afonso
Jornalista