O curso de educação inclusiva oferecido na modalidade ensino a distância pelo Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas. Capacitação é destinada a professores que atuam em sala de aula na educação básica.
Mais de 250 mil vagas estão sendo oferecidas por instituições de ensino superior como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
A formação é realizada por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como é o curso gratuito de educação inclusiva do MEC?
O curso de educação inclusiva do MEC tem previsão de início das aulas para março de 2025. Com carga horária de 120 horas, o objetivo é formar educadores para desenvolver concepções e um trabalho pedagógico alinhado aos princípios da política de educação inclusiva.
Confira os quatro módulos presentes no curso:
Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;
Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.
Na formação, os participantes terão acesso a materiais didáticos, atividades interativas mediadas por tutores, casos de ensino e relatos de experiência.
A intenção é que sejam abertas mais de 1 milhão de vagas para essa formação. Ao todo, cinquenta instituições de ensino superior são responsáveis pela oferta do conteúdo.
Tenha acesso aos links de inscrição e mais informações nesta página.