O que é Ideb?

O Ideb é um indicador educacional que serve para avaliar a qualidade da educação básica no Brasil. Seu cálculo leva em conta a taxa de aprovação e as notas de provas do Saeb.

Imprimir
A+
A-
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um indicador educacional criado pelo Inep em 2007 com o objetivo de avaliar a qualidade do setor educacional no país. Realizado a cada dois anos, o cálculo do Ideb leva em consideração a taxa de aprovação dos estudantes e as notas obtidas em avaliações como as provas de português e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com base no resultado do Ideb, o MEC, junto com entidades de ensino locais, consegue traçar estratégias e elaborar políticas de enfrentamento que auxiliem na recuperação dos indicadores, assegurando, com isso, a permanência dos estudantes nas escolas e a melhoria da qualidade dos serviços educacionais no Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: O que é a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação)?

Resumo sobre o Ideb

  • Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esse indicador educacional serve para mensurar a qualidade da educação brasileira.
  • Com base nos seus resultados, são desenvolvidas políticas públicas para fomentar o setor educacional em diferentes níveis territoriais.
  • O Ideb é calculado com base nos resultados das provas de português e matemática do Saeb multiplicados pela taxa de aprovação dos estudantes, resultando em um valor de 0 a 10.
  • A consulta ao Ideb pode ser feita por município, por estado ou por escola. Todos os dados estão disponíveis na plataforma de resultados do Inep.
  • No último Ideb, que data de 2023, o Brasil obteve melhora nos anos iniciais do ensino fundamental, atingindo a meta previamente estabelecida.
  • O indicador dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio ficaram abaixo da meta. As notas mais baixas foram obtidas no ensino médio, o que aconteceu em todo o país.
  • Com base na nota do Ideb, concluiu-se que algumas das melhores escolas públicas do Brasil estão localizadas nos estados do Ceará e de Minas Gerais.
  • É válido pontuar que o indicador não leva em consideração os contextos locais e a conjuntura educacional de cada escola, estado ou município.

Afinal, o que é o Ideb?

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um indicador educacional criado no ano de 2007 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), pertencente ao Ministério da Educação, para o acompanhamento da qualidade do setor de ensino e aprendizagem no território brasileiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que serve o Ideb?

A função do Ideb é mensurar a qualidade da educação brasileira a partir de critérios pré-definidos, os quais, por sua vez, expressam o desempenho dos estudantes nas diferentes etapas do ensino no nível básico e a sua aprovação durante esse ciclo educacional.

O Ideb configura, então, uma importante ferramenta para a análise do sistema educacional do Brasil, sendo ele empregado para a aferição dos segmentos que necessitam da maior atenção e do acompanhamento do Ministério da Educação (MEC) de maneira a assegurar a qualidade da educação básica que é ofertada no país e, mais do que isso, certificar a permanência dos estudantes na escola. Por conseguinte, com base nos resultados do Ideb e na avaliação dos parâmetros usados no cálculo do indicador, como a aprovação dos alunos, foram desenvolvidas as chamadas ações de enfrentamento aos principais gargalos educacionais identificados. Entre essas ações estão o Programa Escola em Tempo Integral e a poupança para os estudantes conhecida como Pé de Meia.

Ademais, a própria população pode, e deve, estar atenta para os resultados do Ideb, que são publicados a cada dois anos, juntamente das metas que estavam previstas, de maneira a participarem ativamente na melhoria da educação brasileira.

Assim com os indicadores socioeconômicos, contudo, o Ideb não pode ser usado de forma isolada, tampouco deve ser tomado como um reflexo absoluto do setor de educação no Brasil. Tendo o seu cálculo baseado em avaliações, o Ideb não reflete as condições infraestruturais das escolas, as particularidades de cada grupamento social, as discrepâncias entre as escolas públicas e privadas, e não consegue, além disso, determinar o contexto em que o estudante está inserido.

Leia também: PNE — plano estratégico que fixa metas, objetivos e diretrizes para educação no Brasil

Como é calculado o Ideb?

O cálculo do Ideb é feito com base em dois parâmetros:

  • Indicador de Taxa de Aprovação, que mostra se um estudante foi reprovado ou se passou para a próxima série. Representa, então, o fluxo escolar;
  • desempenho em avaliações como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia a performance dos estudantes em áreas específicas do conhecimento. No caso do Ideb, são usadas as notas de português e matemática.

A obtenção do Ideb se dá a partir da média do desempenho dos alunos nas avaliações (0 a 10) multiplicada pela sua taxa de aprovação (0 a 100%)|1|. De forma simplificada:

Ideb = Média das avaliações x Taxa de aprovação

Obtém-se, com isso, as notas do Ideb, que variam em uma escala que também é graduada de 0 a 10. A atualização desse indicador acontece a cada dois anos, sendo o mais recente de 2023.

Ideb por estado

A tabela abaixo reúne as notas do Ideb por estado, considerando o conjunto de escolas públicas e particulares. Conforme abordaremos adiante, note que o Ided dos anos iniciais, em quase todos os estados, foi maior do que o indicador para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Aliás, o ensino médio foi aquele que obteve as notas mais baixas. Observe:

Ideb 2023 por estado

Estado

Etapas de ensino

Anos iniciais

Anos finais

Ensino Médio

Acre

5,8

4,8

4,0

Alagoas

6,0

5,0

4,1

Amapá

5,0

4,3

3,8

Amazonas

5,7

4,8

3,8

Bahia

5,3

4,2

3,9

Ceará

6,6

5,5

4,3

Distrito Federal

6,4

5,0

4,2

Espírito Santo

6,3

5,3

4,8

Goiás

6,3

5,5

4,8

Maranhão

5,4

4,5

3,8

Mato Grosso

6,0

4,9

4,4

Mato Grosso do Sul

5,6

4,8

4,0

Minas Gerais

6,3

4,9

4,2

Pará

5,1

4,4

4,4

Paraíba

5,7

4,5

4,0

Paraná

6,7

5,5

4,9

Pernambuco

5,7

5,0

4,5

Piauí

5,9

5,2

4,5

Rio de Janeiro

5,9

4,9

3,7

Rio Grande do Norte

5,3

4,1

3,7

Rio Grande do Sul

6,0

4,9

4,2

Rondônia

5,6

4,8

4,2

Roraima

5,5

4,3

3,5

Santa Catarina

6,4

5,2

4,2

São Paulo

6,5

5,4

4,5

Sergipe

5,4

4,4

4,0

Tocantins

5,6

4,9

4,2

Brasil

6,0

5,0

4,3

Fonte: Inep.

Quando temos acesso aos dados totais, notamos que houve, de fato, uma evolução no Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental desde 2007. Inclusive, nacionalmente, as metas têm sido batidas com frequência nessa etapa.

Sabemos a importância que os anos iniciais desempenham no processo de aprendizado e formação educacional das crianças, motivo pelo qual, quando analisamos os dados isoladamente, eles se tornam positivos. Contudo, há um declínio que se acentua entre os anos finais e o ensino médio, como fica evidenciado na tabela acima, o que evidencia um grande descompasso entre as políticas municipais de ensino e as estaduais, haja vista as competências de cada esfera.

Como ver o Ideb da minha escola?

Para ver o Ideb da sua escola, basta acessar a página de resultados do Ideb 2023, o mais recente. Você vai ser redirecionado para a plataforma do Inep, com a seguinte aparência:

Página inicial da plataforma com os resultados do Ideb. [imagem_principal]
Página inicial da plataforma com os resultados do Ideb.

No menu interativo superior, altere a consulta de resultados para “Escola”. Note que aparecerão novos filtros para seleção. Para que você tenha acesso aos dados do Ideb da sua instituição, é muito importante selecionar todas as informações:

  • Série / Ano: anos iniciais, anos finais ou ensino médio;
  • Dependência: estadual, federal, municipal, privada ou total;
  • UF: estado em que a sua escola fica localizada;
  • Município: município da sua escola;
  • Escola: por fim, aparecerá a relação de escolas do seu município. Clique sobre o campo em que está escrito “Todos” e pesquise pelo nome da sua instituição.
Print da página onde constam as notas do Ideb.
Na captura acima, chegamos até a última etapa. Basta pesquisar o nome da sua escola, clicar sobre ele, e terá acesso às notas do Ideb.

Uma vez preenchidos todos os filtros, os dados do Ideb da escola aparecerão na tela. Estão disponíveis informações desde 2009, com as metas até o ano de 2021, quando se encerrou o primeiro ciclo do Ideb. Por meio da mesma plataforma, você também pode visualizar as notas do Ideb das escolas de todo o seu município, do estado e também do território nacional.

Resultados e metas do Ideb

As metas do Ideb integram o Compromisso Todos pela Educação, firmado por meio do decreto de lei 6.094 de 24 de abril de 2007. Devido às realidades locais e contextos educacionais distintos, as metas do Ideb não são padronizadas, mas sim estabelecidas de acordo com a escola, o município e o estado, com base nos parâmetros referentes a cada conjuntura analisada. As metas que temos acesso, hoje, foram estabelecidas para o primeiro ciclo do Ideb, que se encerrou no ano de 2021. O segundo ciclo começou em 2022, e as novas metas não foram divulgadas até o momento.

Agora, veja como foram os resultados do Ideb de 2023, o mais recente a ser realizado:

  • O Brasil alcançou a meta de 6 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental, que correspondem ao intervalo do 1º ao 5º ano. Contudo, os resultados ficaram aquém do esperado nos anos finais e no ensino médio, em que as notas foram, respectivamente, de 5 e 4,3, com metas de 5,5 e 5,2.
  • Na rede pública, houve uma melhoria no índice dos anos finais e do ensino médio com relação ao período anterior ao da pandemia de covid-19. Os anos iniciais mantiveram a nota de 2019, portanto, no pré-pandemia.|2|
  • O estado do Ceará obteve o melhor resultado para os anos iniciais e finais na rede pública, com nota de 6,5 e 5,4. Já o ensino público de Goiás se destacou no ensino médio, com nota de 4,8.
  • Considerando a rede privada em escala nacional, a nota dos anos iniciais do fundamental foi de 7,2 em 2023, abaixo da média estabelecida em 2021, que era de 7,2. Nos anos finais, a nota foi de 6,3, enquanto no ensino médio o resultado obtido foi 5,6, muito abaixo do 7,0 que foi estabelecido como parâmetro.
  • A proficiência em matemática e leitura melhorou na maioria dos estados e em todas as etapas de ensino. Nos anos iniciais, entretanto, 96% dos estados obtiveram resultados além do esperado nesse quesito.
  • Segundo apuração do jornal Folha de S.Paulo, as melhores escolas públicas do Brasil, com base na média do Ideb 2023, são:
    • Anos iniciais do ensino fundamental: E.E.F Macario José de Farias, localizada em Cruz (Ceará), e obteve média 10;
    • Anos finais do ensino fundamental: E.E.M.T.I. Francisco Ferreira Santiago, localizada na zona rural de Otavilândia (Ceará), e também obteve média 10;
    • Ensino médio: Escola Preparatéria de Cadetes do Ar, localizada em Barbacena (Minas Gerais), com nota 7,8.

Notas

|1| REDAÇÃO. O que é o Ideb e para que ele serve? Todos Pela Educação, 08 mar. 2018. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/perguntas-e-respostas-o-que-e-o-ideb-e-para-que-ele-serve/.

|2| REDAÇÃO. Ideb e Saeb: veja os destaques dos resultados de 2023. Todos Pela Educação, 14 ago. 2024. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/ideb-e-saeb-veja-os-destaques-dos-resultados-de-2023/.

Fontes

INEP. Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais: Ideb. INEP, [2025]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb.

MEC. Ideb: Brasil avança nos anos iniciais do ensino fundamental. Ministério da Educação (MEC), 15 ago. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/agosto/ideb-brasil-avanca-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental.

REDAÇÃO. Anos iniciais da formação básica: Ensino Fundamental I. Colégio pH, [s.d.]. Disponível em: https://ph.com.br/anos-iniciais-da-formacao-basica-ensino-fundamental/.

REDAÇÃO. O que é o Ideb e para que serve? Entenda a importância desse indicador para a educação brasileira. E-docente, 01 mai. 2025. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog-o-que-e-o-ideb-e-para-que-serve/.

REDAÇÃO. Veja as 100 melhores escolas de anos finais do ensino fundamental do país, segundo o Ideb 2023. Folha de S.Paulo, 14 ago. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/08/veja-as-100-melhores-escolas-de-anos-finais-do-pais-segundo-o-ideb-2023.shtml.

REDAÇÃO. Veja as 100 melhores escolas de anos iniciais do país, segundo o Ideb 2023. Folha de S.Paulo, 14 ago. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/08/veja-as-100-melhores-escolas-de-anos-iniciais-do-pais-segundo-o-ideb-2023.shtml.

REDAÇÃO. Veja as 100 melhores escolas de ensino médio do país, segundo o Ideb 2023. Folha de S.Paulo, 14 ago. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/08/veja-as-100-melhores-escolas-de-ensino-medio-do-pais-segundo-o-ideb-2023.shtml.