Topo
pesquisar

A Avaliação de acordo com os PCN’s

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais a avaliação da aprendizagem deve compreender o ensino oferecido, a atuação do professor, o desempenho do aluno, a estrutura da escola, as ferramentas auxiliares promovidas no ensino e a metodologia utilizada.

Não devemos pensar uma avaliação somente voltada para a medição dos conteúdos ensinados, ela deve possuir características contextuais embasadas em temas transversais como: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, educação sexual e saúde. A interdisciplinaridade também deve ser abordada, por exemplo: em uma avaliação de Matemática podemos criar situações problemas relacionadas à Física, Química, Biologia, Engenharia, entre outras ciências afins.

Atualmente, a educação tem sofrido uma série de reformulações no intuito de resgatar a individualidade de cada estudante, promovendo de forma contundente sua inserção na presente sociedade. O aluno precisa sentir segurança em relação ao trabalho desenvolvido pela escola e seus colaboradores, para que produza resultados satisfatórios. Através de aulas bem elaboradas e trabalhadas, seguidas de uma avaliação moldada de acordo com os PCN’s esse sucesso será alcançado.

Ao construir uma avaliação sobre determinado conteúdo, tenha certeza de que ela:

 Seja uma ferramenta capaz de permitir com que o aluno saiba analisar os avanços e dificuldades envolvendo o conteúdo;

 Promova a integralização entre o ensino e a aprendizagem;

 Seja uma verificadora do nível de conhecimento que o estudante detém;

 Possua questões que possam ser respondidas através da relação entre os conteúdos estudados e acontecimentos cotidianos;

 Apresente questões discursivas capazes de permitir ao aluno dispor suas ideias em prol do tema apresentado;

 Envolva questões de múltipla escolha, pois permitem ao aluno comparar afirmações na busca pelo acerto.

 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil
 

 

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola