Topo
pesquisar

Água dissolve tudo?

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


Por que a água não dissolve o vidro?

Como se formam as ligações químicas? O que é preciso ocorrer na molécula de um composto para ele se ligar a outro? Essas são perguntas comuns entre alunos, mas sempre que o professor transfere conhecimento só no papel, de forma abstrata e imaginária, as explicações mais simples parecem gerar mais dúvidas.

É preciso trazer o conhecimento para a realidade, fazer com que a matéria se apresente de forma concreta e que o aluno veja o que ocorre ao vivo e a cores.

Para realizar um procedimento que coloque em evidência a formação de ligações químicas, é preciso:

Água;
Barra de ferro;
Barra de sabão;
Vidro.

- Coloque água em um recipiente transparente.
- Adicione a barra de ferro.
- Acrescente o vidro.
- Em seguida, adicione a barra de sabão e espere o resultado, o que ocorre?

A água dissolve o sabão, mas não dissolve o ferro nem o vidro, por quê? Para que um composto seja dissolvido, as partículas que o compõe devem ser quebradas.

Todos os compostos (sólidos ou líquidos) existem em razão das ligações químicas entre átomos. Dizemos então que as ligações correspondem às moléculas, e para que saiam de seu estado de acomodação (se quebrem), é preciso que uma força de atração atue sobre elas.

Baseando-se na regra: “Semelhante dissolve semelhante”, sabemos que a água só dissolve (quebra) moléculas que se sintam atraídas por suas respectivas moléculas de H2O, sendo assim, vemos através do experimento que apenas o sabão apresenta essa característica.

O aluno vai perceber, através deste experimento, que o vidro e o ferro são sólidos os quais não permitem que a água penetre em suas ligações moleculares para quebrá-las, ou seja, a água não se sente atraída por esses compostos.


Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! 

Água: substância interessante 

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Criatividade e planejamento são fundamentais para um bom desempenho do professor de Química.
Estratégias de Ensino Solubilidade de bases em sala de aula
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola