Topo
pesquisar

Criação de um modelo de célula animal

Estratégias de Ensino

A criação de um modelo de célula animal pode estimular seu aluno no estudo de citologia.
PUBLICIDADE

O estudo de célula, na maioria das vezes, é considerado vago pelos alunos. Como não é possível observar as organelas celulares em um laboratório de ciências, muitas vezes o professor se prende apenas à função desempenhada por cada uma delas.

A fim de tornar as aulas mais interessantes e motivadoras, sugere-se a criação de um modelo de célula animal com seus alunos. Para isso, você precisará basicamente de:

- Bolas de isopor ocas para representar a membrana plasmática. Com cada bola, poderão ser feitas duas células;

- Bola de isopor maciça para representar o núcleo. Lembre-se de comprá-la em um tamanho bem inferior à oca. Você poderá substituir essa bola por qualquer outra esfera maciça;

- Gel para cabelo para representar o citoplasma;

- Massinha de modelar para confeccionar as organelas.

- Tinta para pintar as bolas de isopor.

Para iniciar a criação da célula, é necessário levar uma figura esquemática para que os alunos saibam como são as organelas celulares. Observe abaixo um esquema de uma célula animal:

Observe atentamente a ilustração a fim de reproduzir as formas das organelas utilizando massinha
Observe atentamente a ilustração a fim de reproduzir as formas das organelas utilizando massinha

Primeiramente peça para que os alunos pintem o isopor que representará a membrana plasmática e o núcleo. É importante evitar pintar o interior do isopor oco, pois pode dificultar a observação das organelas caso a cor escolhida seja muito forte.

Enquanto o material seca, peça para que eles observem atentamente a figura e tentem reproduzir as organelas utilizando a massinha. Após a confecção das organelas e a total secagem das bolas de isopor, inicie a montagem da célula. Coloque gel no interior da bola oca de isopor e, posteriormente, distribua as organelas no gel.

Pronto! Agora você e seus alunos possuem um modelo de célula tridimensional para suas aulas!


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola