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Estudos regionais

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Construção que marcou a História de Goiânia e que não é conhecida por alguns alunos que moram na cidade.

A maioria dos livros didáticos de Geografia não traz consigo informações acerca da realidade local dos diferentes Estados e Municípios do Brasil. Geralmente no 6°ano do ensino fundamental, na disciplina de Geografia, o tema de estudo é o Brasil, no entanto, o que se percebe é uma abordagem superficial, pois as informações se dirigirem aos complexos regionais, às regiões brasileiras e também à realidade nacional. Isso provoca um prejuízo de conhecimento local, ou seja, o aluno tem acesso a informações gerais e é desprovido de informações locais. O ideal seria estudar sistematicamente os aspectos de seu estado ou município (história, cultura, clima, relevo, hidrografia, população, economia e muitas outras informações).

As informações acerca dos Estados e municípios brasileiros são encontradas, em geral, em museus, bibliotecas municipais e também no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No entanto, tais fontes nem sempre são acessíveis aos alunos. Por isso, o melhor seria que houvesse, em uma determinada série, o estudo dos aspectos regionais, de modo que o aluno saiba como formou a população de seu Estado e de sua cidade, além da economia, da história, incluindo ainda conhecimentos de caráter natural, como clima, vegetação, relevo e hidrografia.

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Sem dúvida, a criação de conteúdos escolares direcionados às características estaduais e municipais contribuiria significativamente para a compreensão do espaço geográfico local, uma vez que o conhecimento deve partir primeiramente do particular, e, posteriormente, para o geral. Em suma, a elaboração de livros didáticos contendo informações específicas estaduais e municipais daria ao aluno uma visão mais abrangente da realidade local.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola