Topo
pesquisar

Sugestão de aula sobre o filme Memórias Póstumas

Estratégias de Ensino

A sugestão de aula sobre o filme Memórias Póstumas tem como objetivo aproximar os alunos da obra de Machado de Assis, representante maior de nossa Literatura.
PUBLICIDADE

Professor, que tal promover uma aula de Literatura diferente sobre Machado de Assis utilizando uma sugestão de filme de uma das obras desse autor? Para ajudá-lo(a) a quebrar o gelo entre os alunos e o “Bruxo do Cosme Velho”, o Canal do Educador apresenta uma sugestão de aula sobre o filme Memórias Póstumas, uma adaptação do cinema nacional de uma das obras-primas do maior gênio de nossas letras.

É comum notar certa animosidade entre os alunos e Machado de Assis, isso porque o escritor carrega a injusta fama de ser dono de uma escrita difícil e cansativa, o que absolutamente não é verdade. É claro que o vocabulário machadiano pode provocar algumas dúvidas, mas nada que uma rápida consulta a um dicionário não resolva — e nada que a deliciosa ironia e humor do escritor não superem. Antes de apresentar o filme do diretor André Klotzel, sugira que os alunos leiam o livro original — ou até mesmo a sua versão adaptada — para que a sessão de cinema seja ainda mais prazerosa.

Depois da exibição do filme, distribua para os alunos o seguinte roteiro para análise:

Roteiro de aula sobre o filme Memórias Póstumas

1- Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis subverte as técnicas da narrativa e começa a contar a história do narrador pelo final, fazendo, ao longo do enredo, movimentos que lançam a história para frente e para trás. Qual foi a solução encontrada pelo cineasta para resolver esse “problema”?

2- O filme mostra o relacionamento de Brás Cubas com quatro diferentes mulheres. É possível afirmar que o protagonista da história de Machado de Assis tem uma visão otimista do amor? Justifique.

​Entre as obras-primas de Machado de Assis figuram Memórias Póstumas de Brás Cubas e o clássico da literatura brasileira, Dom Casmurro
Entre as obras-primas de Machado de Assis figuram Memórias Póstumas de Brás Cubas e o clássico da literatura brasileira, Dom Casmurro

3- Há uma preocupação por parte do cineasta de retratar de maneira fidedigna o contexto histórico em que se passa a narrativa de Machado de Assis? Observe elementos como cenários, figurinos e vocabulário empregado pelas personagens.

4- Machado de Assis é considerado um escritor universal, pois trata de questões humanas que não dependem de época ou lugar. Pensando nisso, podemos afirmar que na obra de André Klotzel esse universalismo foi mantido? Podemos dizer que, embora a narrativa aconteça no século XIX, ela apresenta pontos de convergência com a atualidade?

Os alunos podem responder às questões em grupo ou, se preferir, um debate pode ser realizado em sala de aula, com a sua mediação, claro. O objetivo é introduzir a obra de Machado de Assis, indispensável para quem quer aprender mais sobre a Literatura brasileira de maneira leve e divertida, sob a abordagem criativa e interessante do cineasta André Klotzel. Boa aula!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola