Topo
pesquisar

Trabalhando com Números Negativos

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


Os números negativos possuem importância
para o sistema financeiro




Na Matemática, os números negativos pertencem ao conjunto dos números inteiros. Nas turmas de 7º ano, esses números são trabalhados envolvendo identificação na reta numérica, adição, subtração, multiplicação e divisão. Para uma melhor compreensão das propriedades operatórias, principalmente da adição e subtração, por parte dos alunos, o professor precisa criar mecanismos capazes de fornecer ao aluno, o conhecimento adequado.

Informe ao aluno de que os números negativos são opostos aos números positivos e que a adição entre eles, resulta em zero. Demonstre as inúmeras situações em que ocorre a aplicação dos números negativos, como medidas de temperatura, valores abaixo do nível do mar, atividades bancárias, entre outras situações.

Realize uma aula trabalhando com os alunos a movimentação financeira de uma pessoa junto a um banco fictício. Em uma folha representativa, forneça os dados que caracterizem um extrato bancário de uma conta corrente. Observe:



No extrato bancário de movimentação da conta corrente, os débitos são considerados retiradas e os créditos, entradas de dinheiro na conta. Portanto, os débitos são subtrações e os créditos, adições. Nesse extrato, a expressão matemática geral de todas as movimentações é expressa por:

500 – 50 – 600 + 300 + 200 – 600 + 1000 – 400 – 380

Regras envolvendo números inteiros (positivos e negativos):

Sinais iguais: soma e conserva o sinal
Sinais diferentes: subtrai e conserva o sinal do maior módulo

500 + 300 + 200 + 1000 = + 2000
– 50 – 600 – 600 – 400 – 380 = – 2030

+ 2000 – 2030 = – 30

De uma forma dinâmica e didática, você permite aos alunos fixar os conteúdos referentes aos números negativos e ainda obter conhecimentos prévios de Matemática financeira.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estatégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • tauany machado de oliveira terça-feira | 18/03/2014 08:05Hs
    bom tomara que de sorte pois eu to confiante se nao der eu volto e falo umonte bjss
  • viviandomingo | 09/03/2014 19:27Hs
    Você deixou seus sonhos para que eu sonhasse. Derramou lágrimas para que eu fosse feliz. Você perdeu noites de sono para que eu dormisse tranquilo. Acreditou em mim apesar dos meus erros.A aprendizagem deve ser uma oportunidade para que os alunos possam pensar e julgar por si, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade. Em conseqüência o problema proposto deverá ser resolvido por eles, ainda que possam e devam ser orientados por um educador.
  • florquinta-feira | 06/02/2014 10:48Hs
    Gostei bastante...ajudou muito!
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola