Topo
pesquisar

Alunos ecológicos

Orientações

PUBLICIDADE


Alunos ecológicos no plantio de árvores.

Formar cidadãos ecológicos é uma tarefa da sociedade juntamente com a escola. A questão ambiental engloba outros assuntos como saúde, qualidade de vida e outros aspectos sociais, reparem que nos últimos anos houve um aumento significativo na degradação ambiental e da marginalidade, será uma coincidência ou conseqüência?

Para entender este exposto vamos fazer uma viagem no tempo: a evolução do homem influenciou as mudanças na natureza, ele começou a cultivar suas próprias plantas, explorar o solo através da mineração, conseguir seu próprio alimento através da pesca e caça. Estas e outras atividades permitiram um avanço na cura de doenças (plantas medicinais) e na descoberta de minerais, por exemplo, mas por outro lado acarretou em mortes de animais (pesca predatória e caça ilegal).

A realidade agora é outra: o bicho homem não sobrevive mais à custa da caça e pesca, suas necessidades vão além, ele precisa saber escrever, fazer cálculos e entender de leis para se inserir numa sociedade cada vez mais exigente. Então ele procura uma instituição que o ajude nesses objetivos, e qual é? A escola. Mas por que além de ensinar ela precisa educar? Justamente pelo que foi exposto acima, para preservar e evitar a destruição do meio ambiente.

Seguindo esse ponto de vista, o sujeito se transforma em um cidadão ecológico, afinal, de que adianta ter evoluído tanto e continuar se comportando como um animal, a extinção dos animais é um problema que mostra a imaturidade do homem quanto à preservação, ou melhor, a irracionalidade. Daí o porquê da humanidade estar sendo comparada a animais selvagens nos últimos anos.

As instituições de ensino precisam alertar para seu papel: a escola pode não resolver todos os problemas do Universo, mas sem esta parceria entre educação e responsabilidade social, não será possível resolver nenhum.

O aluno se tornará ecológico se perceber a relação e a responsabilidade que tem com o ambiente e com a comunidade, as aulas podem ser enriquecidas com aulas práticas que evidenciem a contaminação da natureza pelo homem. Professor ajude a seus educandos nesta caminhada que pode salvar o planeta!

Por Líria Alves
Graduada em Química 
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Aplicação do conceito de Carbono zero

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola