Topo
pesquisar

Ateliê de Artes - Consciência Ambiental

Orientações

PUBLICIDADE


Precisamos educar com atitudes ecologicamente corretas

Com o problema da poluição ambiental em todo o mundo, é fundamental que os professores levem para a sala de aula propostas de trabalho que incentivem os alunos a preservar a natureza.

A reciclagem de materiais é uma solução para a questão do acúmulo de lixo, tal prática surgiu na década de setenta e tem auxiliado na preservação, pois os mesmos são reaproveitados de várias formas, evitando o acúmulo ainda maior nos lixões das cidades.

Hoje em dia vemos várias pessoas em empresas reaproveitando materiais, pois é uma forma mais barata de encontrar a matéria-prima, além de aproveitar os lixos que seriam descartados no planeta.

Numa aula de artes o professor consegue trabalhar esses importantes conceitos, ecologicamente corretos, montando um porta-vaso que poderá ser pendurado na parede ou amarrado em uma árvore.

Cada aluno deverá levar para a sala de aula três garrafas PET (Politereftalato de etileno), e cortá-las numa altura de 18 centímetros, partindo do bico para o meio da garrafa. Em seguida, acertar o corte, fazendo ondas para ficar com um acabamento mais bonito.

As partes que não forem usadas poderão ser guardadas e reaproveitadas em outros momentos, em outras aulas.

É preciso retirar as tampinhas, para que depois de pronto não acondicione água, essas poderão ser guardadas e aproveitadas em outros momentos.

Peça aos alunos que lixem a parte externa das garrafas e, em seguida, passem uma camada de tinta própria para artesanato. Cada parte deverá ser pintada de acordo com o gosto do aluno, com suas cores preferidas. Caso haja necessidade, solicite uma segunda demão de tinta, para ficar com um acabamento melhor.

Depois de secas, os alunos deverão fazer dois furos, próximo da borda ondulada, um de cada lado.

Em seguida, prender uma parte sobreposta à outra; amarrando com barbantes de 25 centímetros de altura.

No cachepô que ficar por cima, deverá ser feita uma alça, para que este seja pendurado à parede ou amarrado em outro lugar de preferência.

Esse porta-vaso comporta vasinhos de violetas e outras flores do campo.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Educação Ambiental e a Reciclagem do Lixo
Coleta seletiva e reciclagem para o bem da humanidade

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola