Topo
pesquisar

Como sinalizar aos alunos a importância da qualidade e do preparo dos alimentos

Orientações

PUBLICIDADE


Os cuidados necessários no preparo de alimentos.

Trabalhar com os alunos a alimentação, bem como o cuidado no preparo de alimentos, propicia a eles perceber a importância da qualidade dos alimentos e da água, investigando a higiene na cozinha, conseqüentemente divulgando as informações adquiridas.
Além disso, tal conduta contribui para a prevenção de inúmeros problemas decorrentes da falta de preparo e informação no momento de preparar os alimentos, inclusive sensibilizando o aluno da necessidade da higiene na cozinha e o respeito à profissão de cozinheiro.

Considerando o papel relevante de transformar as crianças em agentes modificadores e difusores de informações, o professor pode trabalhar com o aluno através de uma rica abordagem, discutindo questões sociais altamente significativas.
Observe algumas maneiras de colocar em prática essa atividade, sendo ideal que o professor inicie tal proposta tendo como orientação um projeto culinário construído de forma coletiva com a equipe pedagógica da escola:

Colocando em prática o cuidado com os alimentos

Disciplinas: Ciências, Língua Portuguesa e Educação Artística.

Ano: 2º ao 5º ano.

Material utilizado: caderno, canetinhas, cartolina, cola branca, jornais, lápis preto, revistas, tesoura com ponta arredondada.

• Inicie apresentando aos alunos a questão da contaminação alimentar como uma das principais causas de doenças, seguida de perguntas e solicitação para que o aluno elabore uma lista em seu caderno registrando quais as principais condutas que devem ser praticadas no momento de preparar o alimento, garantindo a higiene desse na hora de ser consumido;

• Posteriormente, com base nos registros realizados por todos os alunos, selecione os que são considerados como primordiais na elaboração da tarefa e registre em um cartaz para ser exposto no mural da escola;

• Faça um debate com os alunos de forma que sejam colocados os itens que são indispensáveis em uma cozinha, solicitando a busca em jornais, revistas, panfletos de propagandas, encartes de supermercados, solicitando o recorte de tudo que considerarem necessário para preparar um alimento. Posteriormente, faça a socialização dos recortes para a construção de um novo cartaz. Durante a realização desta atividade o professor deve fazer com que os alunos percebam a existência dos inúmeros utensílios necessários para preparar um alimento (... panelas, talheres, panos, água, sabão e principalmente água).

• Prepare uma ilustração do caminho da água para ser entregue aos alunos, posteriormente, faça uma explicação esclarecendo os diversos caminhos que a água percorre antes de chegar a suas residências. Tal prática levará o aluno a perceber que os recursos hídricos, bem como a manutenção deles, competem ao departamento de saneamento de sua cidade.

• Posteriormente, o professor poderá utilizar uma conta de água mostrando para o aluno a taxa que toda residência paga para ter água tratada e ideal para ser consumida;

• Mencione para os alunos a real importância da água na cozinha, considerando desde o momento da lavagem dos alimentos, dos utensílios utilizados, até o momento de cozinhá-los. Enfatize também que um alimento, quando preparado com um líquido de má qualidade, pode estar comprometido quanto à qualidade. Neste momento pode ser feito um breve comentário das doenças provenientes do uso da água contaminada.

Enfim, existem inúmeras formas de trabalhar esse tema com o aluno, e o professor poderá utilizar essas sugestões para criar demais atividades que venham somar no aprendizado dos alunos e esses, conseqüentemente, atuarão como agentes modificadores e difusores de informações conforme colocado anteriormente.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola