Topo
pesquisar

Forro americano – aula de artes divertida

Orientações

PUBLICIDADE

Já estamos no último trimestre letivo e com a chegada da época do natal é importante planejar atividades onde seus alunos possam presentear a família.

Com um saco de juta, cortado em quatro partes iguais, você pode criar uma aula de artes divertida, preparando um lindo presente para as famílias de seus alunos. É claro que o trabalho será desenvolvido por cada um, individualmente, porém com a ajuda do professor.

É bom lembrar que essa atividade deverá ser feita com antecedência, pois cada criança fará quatro forros americanos, além de precisar do tempo para a confecção dos mesmos e secagem adequada.

Você irá precisar de:
- 1 saco de juta cortado em quatro partes iguais (35cm x 28cm aproximadamente);
- 4 pedaços de papelão cortados no mesmo tamanho da juta;
- Cola branca lavável de marca boa;
- Cola colorida
- Cola glitter
- Pincéis
- Lantejoulas, etc.

Cole os pedaços de juta em cada pedaço de papelão, deixando-a bem esticada e lisa. Não se preocupe com as beiradas, pois estas poderão ser removidas depois que estiverem secas.

Depois passe uma mão de tinta, cola colorida, por toda a superfície do forro, um de cada vez, tendo o cuidado de fazer uma pintura uniforme.


Toda produção da criança na escola deve ser valorizada em casa

Quando estiverem bem secos, passe uma camada de cola colorida de outra cor, fazendo o contorno dos forrinhos, como se fosse uma moldura para os mesmos. Se quiser poderá fazer duas linhas paralelas ou uma linha reta e outra de pinguinhos, enfeitando-os com as lantejoulas.

Esse trabalho não deve seguir um modelo, mas proporcionar aos alunos a oportunidade de usar a criatividade livremente.

Assim que as bordas estiverem secas, cada um fará um desenho no centro do forro, ou nas quatro extremidades, de acordo com o seu gosto. Os desenhos poderão ser de bolas de natal, bonecos de neve, árvores de natal, papai Noel, renas, enfim, de acordo com o interesse de cada aluno.

Depois de prontos é só preparar um lindo embrulho e presentear seus pais, tios ou avós. As crianças vão adorar ver seus trabalhos indo para as mesas de suas casas, enfeitando um momento tão agradável como o das refeições.

E para as mamães mais corujas, se acharem que o trabalho ficou tão lindo que dá pena de usar, poderão emoldurá-los e espalhar os quadrinhos pela casa. O importante é valorizar o que a criança fez.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Caixa Surpresa e Tátil
Recurso Didático Eficiente

 Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola